4 alimentos que ajudam a controlar a gastrite

Confira 4 alimentos que podem te ajudar a aliviar os desagradáveis sintomas da gastrite.

Alimentos bons para quem tem gastrite

O mamão é um dos aliados para quem tem gastrite.

Um problema que acomete muitas pessoas é a gastrite, que trata-se de uma inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago. Ela pode ser causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Helicobacter pylori. Essa bactéria fica na superfície de alimentos crus que, quando ingeridos, colonizam o nosso estômago e causam infecção, que provoca uma diminuição da defesa da mucosa do órgão. Alguns remédios e estresse também pode contribuir para fragilizar essa mucosa. Muitas pessoas que sofrem de gastrite ficam com azia, mal-estar, indigestão, náuseas, dores abdominais, vômitos e perda de apetite. Alguns alimentos como café, frutas cítricas, doces, bebidas alcoólicas, pimenta, embutidos, queijos e café podem piorar os sintomas da gastrite. Outros ajudam a aliviar, e o TudoGostoso selecionou 4 alimentos que ajudam a controlar a gastrite. Confira!

Mamão

O mamão é um dos alimentos que ajudam a soltar o intestino, como o TudoGostoso já te mostrou. Além disso, ele é rico em enzimas como a papaína, que ajudam a melhorar os níveis de acidez no estômago. Ele alivia as dores no estômago e, claro, é uma delícia! É uma ótima fruta para ser consumida pela manhã.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja como a biomassa pode ajudar quem tem gastrite!

Biomassa de banana verde

A banana verde cozida possui um amido resistente, que é considerado um prebiótico. Os probióticos são o alimento dos lactobacilos, sobre os quais já falamos por aqui em O que são e para que servem os lactobacilos. Consumir a biomassa de banana verde faz com que os lactobacilos fiquem vivos no estômago, auxiliando na recuperação do tecido. Veja mais sobre ela em Tudo sobre a biomassa de banana verde.

Hortelã

Ela é rica em vitamina A e C, fósforo e potássio. Ela atua como vermífugo, analgésico, antibacteriano e sedativo. A hortelã é boa para quem tem gastrite porque também tem substâncias anti-inflamatórias, ajudando a desinflamar as feridas que se formam pelo suco gástrico no estômago. Ela ajuda a reconstituir a camada protetora do órgão. Vale apostar no chá de hortelã 2 vezes ao dia antes do almoço e do jantar. Confira mais 5 benefícios do consumo de hortelã.

Como se livrar dos sintomas da gastrite com os alimentos

O chá de alecrim antes das refeições ajuda a aliviar os sintomas da gastrite.

Alecrim

O chá de alecrim também um grande aliado para quem sofre de gastrite. Ele atua como um calmante digestivo, diminuindo a acidez do estômago e atenuando gases e azia. Vale bebê-lo meia hora antes das refeições principais.

Dica: se os sintomas de gastrite persistirem, procure um médico, viu? Só um profissional saberá te orientar de forma melhor! E um nutricionista poderá te recomendar uma alimentação adequada para o seu problema. Nada de brincar com a saúde!

 

 

Recomendadas
Pela Web