Tudo sobre peixe: veja benefícios, como escolher, limpar, temperar e receitas

Tudo sobre peixe: veja os benefícios do seu consumo, como escolher de forma correta, como limpar, quais temperos usar e confira receitas

Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, os brasileiros consomem, anualmente, 10 quilos de peixe. O consumo de peixe traz muitos benefícios para a saúde e essa proteína é um ingrediente versátil: existem peixes de muitos tipos e eles podem ter diversos modos de preparo. Os peixes podem ser ensopados, fritos, assados, grelhados, podem ser transformados em hambúrgueres, bolinhos, caldos e em muitas outras delícias! Que tal saber mais sobre peixe? Confira a seguir tudo sobre peixe: benefícios do consumo, como escolher, como limpar e temperar e também veja algumas receitas que fazem muito sucesso entre os leitores do TudoGostoso!

Tudo sobre peixe: veja benefícios, como escolher, limpar, temperar e receitas

peixe

Filé de peixe grelhado com legumes

Benefícios do consumo de peixes

1) Os peixes são ricos em ômega 3, uma gordura poliinsaturada que precisa ser ingerida através dos alimentos; os peixes mais ricos em ômega 3 são o salmão, a sardinha, o atum, o arenque, a truta e a cavala. O ômega 3 ajuda a reduzir os sintomas da TPM, é antioxidante, ajuda na concentração e memória, atua no desenvolvimento do feto e do bebê, entre muitas outras funções importantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2) São ricos em proteínas, que são essenciais para a construção e reparação dos órgãos e tecidos do corpo. Os peixes são proteínas de altor valor biológico e que são digeridas mais facilmente do que outras proteínas animais, como a carne vermelha.

3) Os peixes são ricos em aminoácidos essenciais, vitaminas A e E, e também minerais como o magnésio, fósforo, iodo, selênio, zinco e manganês.

4) O consumo de peixe faz bem ao coração, pois o ômega 3 ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias.

Como escolher peixes

Peixes frescos devem estar bem refrigerados, com couro íntegro ou escamas bem aderidas, olhos brilhantes e salientes, as guelras devem ter tom de rosa até vermelho intenso e devem ser brilhantes.

Peixes congelados precisam estar bem embalados, sem acúmulo de gelo ou água na embalagem e conservados em temperatura adequada;

Peixes secos, como o bacalhau, não devem apresentar odor desagradável ou muito forte, devem estar protegidos de poeira e insetos e estar armazenados em locais limpos.

Como limpar peixe

1) Após lavar bem bem as mãos, comece retirando as escamas. Para fazer isso, você pode utilizar uma colher ou a parte de trás da lâmina de uma faca. Raspe com delicadeza e na direção a que as escamas se formam, do rabo para a cabeça. Tenha cuidado para não danificar a pele do peixe.

2) Lave bem o peixe em água corrente.

3) Faça um corte horizontal no peixe usando uma faca bem afiada; ele deve ser superficial e começar da cabeça, indo até o fim da cauda. Depois disso, retire as vísceras e lave o interior em água corrente.

4) Para retirar a espinha, você pode fazer o seguinte: faça um corte da cabeça até o rabo para abrir a pele. Depois, faça um corte leve, como se fosse cortar o rabo. Passe a faca como se fosse fatiar o peixe ao meio: a espinha vai se desprender e sair com a cabeça do animal.

Como temperar peixe

Para temperar filés, você pode deixá-los em marinadas com vinho branco ou saquê por até 10 minutos. Não utilize muito limão, pois ele pode acabar cozinhando a proteína antes do preparo. Utilize também um pouco de azeite com ervas e temperos de sua preferência, como coentro, hortelã e pimenta-do-reino.

Para temperar postas, você pode fazer uma marinada com azeite, limão, tomilho, salsinha, alho, sal e pimenta. Deixe na geladeira por cerca de 40 minutos antes de preparar a proteína.

Para temperar o animal inteiro e já limpo, coloque no seu interior uma mistura de sal, pimenta, alho, vinho branco (ou suco de limão) e tomilho. Espalhe bem essa mistura dentro do peixe. Despeje azeite em cima do animal e deixe marinando por meia hora antes de assá-lo.

Receitas com peixe


Bacalhau ao forno

Tilápia assada no forno

Filé de peixe assado

Moqueca de peixe

Filé de peixe empanado crocante

Filé de merluza com batata ao forno

Salmão com molho de maracujá

Filé de peixe ao leite de coco

Ceviche tradicional

Peixe assado na brasa

Veja também:

Como grelhar peixe na frigideira: confira as dicas

Como tirar cheiro de peixe das mãos: 4 truques simples

Recomendadas
Pela Web