Truques de empratamento: confira como deixar as receitas mais bonitas

Uma comida gostosa fica ainda melhor se soubermos apresentá-la. Por isso, o blog do TudoGostoso te mostra alguns truques de empratamento para você arrasar!

Todo mundo sabe que uma comida gostosa e bem feita conquista todo mundo. Ainda mais se, além disso, ela esteja superbonita e organizada no prato. Não dá para negar que comemos com os olhos, então a apresentação das receitas também é importante. Por isso, o blog do TudoGostoso separou alguns truques de empratamento para você arrasar na cozinha. Confira as dicas e faça pratos digno de restaurantes 5 estrelas!

Truques de empratamento: confira como deixar as receitas mais bonitas

Truques de empretamento

Truques de empratamento: confira as dicas no TudoGostoso

Defina muito bem a receita e os ingredientes

Antes de começar a preparar a sua receita, defina desde o alimento principal até os acompanhamentos e a decoração. Veja qual proteína combina com qual legume ou carboidrato. Tente ter em mente como você vai querer o resultado final e escolha uma bela combinação. Não foque somente no sabor, mas também como aqueles ingredientes vão dialogar entre si na apresentação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mais cor e textura

É fato que quanto mais a receita for colorida, mais chances de ela ficar bonita. Por isso, não tenha medo de se arriscar em texturas diferentes e cores vibrantes. Só lembre-se de associar as cores e texturas entre si para que tudo fique combinando. Dê preferência para as cores primárias: trabalhar com elas é mais fácil. Assim, misturar o verde com vermelho e o amarelo com roxo dá sempre supercerto.

Veja mais:
Decoração de mesa de jantar: confira como arrasar com objetos simples

Louças simples e brancas

Imagine que seus pratos e recipientes são a tela da sua pintura. Por isso, aposte em louças simples e brancas, que não roubem atenção da comida. Deixe que suas receitas falem por si e que o prato seja apenas a base. Se quiser inovar e usar cores mais diferentes na louça, lembre de se atentar ao contraste para que nada se sobreponha à comida.

Atenção na montagem

Sua comida está pronta e está na hora de montar? Faça com calma! Comece separando os pratos e alinhando cada uma deles como se fosse uma linha de montagem (emprate todos ao mesmo tempo). Comece pela estrela do prato, coloque a comida de destaque no meio ou nas pontas e a envolva com os acompanhamentos e decoração. Você também pode empilhar os ingredientes para dar mais destaque. Dica: fique de olho na harmonização e coloque sempre quantidade de ingredientes ímpares. Isso facilita na organização e deixa tudo mais bonito. E cuidado com a quantidade: não coloque a mais ou a menos de nenhum ingrediente. Além disso, tente não colocar decorações não comestíveis na apresentação do prato. Aposte em raspas de chocolate, queijo ralado ou ervas frescas para polvilhar com facilidade, por exemplo.

Agora é só começar a preparar e deixar seus pratos mais gostosos e bonitos. E aqui no site você encontra várias dessas receitas maravilhosas para começar a usar as dicas! Lembre-se sempre da palavra mais importante: harmonização. Dê os toque finais depois de pronto e limpe qualquer sujeira nas beiradas do prato com um papel-toalha.

Recomendadas
Pela Web