Tipos de grão de café: conheça as diferenças entre arábica e robusta

Veja no blog do TudoGostoso as diferenças entre os tipos de grão de café: conheça as características das espécies arábica e robusta.

Os brasileiros amam café: ele é a segunda bebida mais consumida do país. Existem muitas espécies de café, mas únicas comerciais são o Coffea Arabica e o Coffea Canephora, conhecidas como café arábica e café robusta ou conilon. O café que você toma na sua casa certamente é originário de um desses tipos de grão ou uma mistura dos dois. Quer saber mais sobre eles? Confira a seguir as diferenças entre os tipos de grão de café: saiba mais sobre os cafés arábica e robusta.

tipos de grãos de café

Tipos de grão de café: saiba mais sobre o arábica e o robusta

Tipos de grão de café: conheça as diferenças entre eles

tipos de grãos de café

Grãos de café robusta e arábica

Café arábica

A planta que dá origem a essa variedade de grão de café é originária da Etiópia, país da África Ocidental. A qualidade do grão está ligada à altura da lavoura: o cultivo ideal se dá em terrenos entre seiscentos e dois mil metros de altitude. Os grãos de café arábica têm formato ovoide alongado e têm um sulco pronunciado. Em termos de sabor, os grãos de café arábica têm doçura intensa e diversas variações de acidez, além de ser muito aromático. Existem algumas variações desse tipo de café, como catuaí amarelo e vermelho, bourbon e mundo novo. O arábica tem 50% por cento a menos de cafeína que o robusta e os maiores cultivos estão em países da América do Sul, Central e também em alguns países da Ásia e África.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Café robusta ou conilon

É o segundo café mais produzido no mundo, atrás apenas do arábica. Esse tipo de grão é bem tolerante ao meio ambiente e requer um clima mais quente, com chuvas irregulares, sendo também bem resistente a pragas. A planta dele, Coffea canephora, é bastante cultivada em muitos países, principalmente no Brasil. Ele é muito utilizado no preparo dos cafés instantâneos porque fica mais encorpado. Grãos robusta de boa qualidade têm baixa acidez, textura suave e apresentam notas de chocolates. Gosta de cafés mais amargos? O robusta é a sua melhor escolha!

Veja também:

Como limpar a cafeteira elétrica: confira as instruções

Café gelado: confira 4 receitas refrescantes e superfáceis de fazer

Recomendadas
Pela Web