Pudim: saiba por que fica com furinhos, por que murcha e mais

Tire todas as suas dúvidas sobre o pudim, doce amado pelos brasileiros: saiba por que ele fica com furinhos, por que murcha, como fazer a calda e mais

Pudim de leite é a sobremesa que não pode faltar na casa nem nos restaurantes brasileiros: esse doce fácil de fazer tem muitos fãs. Mas é fácil mesmo fazer pudim? Embora tenha ingredientes simples e modo de preparo descomplicado, ele pode não acabar dando certo devido a alguns detalhes, como a forma de fazer a calda e a temperatura do forno. Para tirar todas as suas dúvidas, reunimos perguntas frequentes sobre o preparo do pudim: confira as respostas a seguir e vire um especialista na sobremesa!

pudim

Pudim: saiba por que fica com furinhos, por que murcha, como desenformar e mais

Pudim: saiba por que fica com furinhos, por que murcha e mais

Por que o pudim precisa de banho-maria

Esse doce precisa ser assado em banho-maria para que fique cremoso e não talhe: as gemas costumam costumam coagular entre 55 e 60 graus, então, para que ele não talhe, não coloque água quente na forma.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por que o pudim murcha

Ele tende a murchar quando é assado em temperatura muita alta. Como há ovo entre os ingredientes, ele incha no forno e depois murcha. Para fazer um pudim perfeito, asse em temperatura baixa para média.

Por que o pudim fica com furinhos

O pudim pode ficar com furinhos quando a receita é batida no liquidificador e ele é assado em temperatura muito alta. Isso faz com que o líquido ferva e borbulhe.

Por que o pudim quebra

Para evitar que isso aconteça, ele deve sempre cozinhar em banho-maria e lentamente. Dessa forma, o calor é distribuído uniformemente, fazendo a massa cozinhar por igual e sem resultar em rachaduras.

Por que usar forma com furo no meio para fazer pudim

Aquele furo no meio da forma do pudim permite que o calor atinja o centro do doce, assando-o de maneira uniforme.

Quando o pudim está pronto

Sem retirar a forma do forno e com muito cuidado, espete um palitinho de madeira ou garfo no doce: se sair seco ou um pouco úmido, o doce está pronto. Se sair molhado, deixe-o assando por mais tempo.

Como fazer pudim sem furinhos

Para conseguir um pudim lisinho, paciência é preciso: deixe de lado o liquidificador e e misture os ingredientes da receita lentamente. Além disso, asse o pudim em temperatura baixa. Isso pode levar mais de 2 horas, dependendo do forno. O pudim lisinho tem a tendência de ser menos doce; quanto mais furos ele tiver, mais a calda vai entrar e deixá-lo mais açucarado.

Como fazer a calda do pudim

Para que a calda fique com a textura perfeita, use meia medida de água para uma medida de açúcar. Coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso e em fogo baixo e deixe-o derreter até ficar amarelado. Depois, é só colocar a água e esperar a calda ficar mais encorpada, ainda em fogo baixo, sem sair de perto da panela: se passar do ponto, a calda amarga. Em seguida, coloque a calda na forma.

Como fazer para o pudim assar mais rápido

Assar em temperatura muita alta não é uma opção porque a sobremesa pode talhar, então, para que o tempo de forno diminua um pouco, coloque papel-alumínio sobre a forma.

Como fazer pudim de geladeira

O pudim de geladeira não leva ovos, por isso não precisa de forno. Para fazer essa sobremesa prática, dissolva um pacote de gelatina sem sabor e bata-a com 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 1 lata de leite no liquidificador. Por fim, despeje numa forma já com calda e leve à geladeira.

Como desenformar o pudim

Espero o doce esfriar totalmente antes de desenformá-lo. Para retirá-lo com mais facilidade, esquente a forma na chama do fogão; assim, a calda amolece a sobremesa sai com mais facilidade. Depois, passe uma faca sem ponta ao redor da forma e vire-a sobre o prato em que você vai servir.

Em qual temperatura assar o pudim

Para que ele asse completamente e a calda não queime, deixe o forno em temperatura média.

Para ver o passo a passo da receita de pudim de leite condensado, confira o vídeo-receita do TudoGostoso:

Recomendadas
Pela Web