Como montar um prato vegetariano equilibrado

Refeição saudável e nutritiva: confira as dicas de como montar um prato vegetariano equilibrado e sem produtos de origem animal

Cada vez mais pessoas têm aderido ao vegetarianismo, regime alimentar que exclui todos os tipos de carne. Os vegetarianos podem ser ovolactovegetarianos (consomem leite, laticínios e ovos), lactovegetarianos (consomem leite e laticínios), ovovegetarianos (consomem ovos) e vegetarianos estritos (não consomem nenhum produto de origem animal). Para todos os casos, é importante saber refeições saudáveis, que incluam os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Por isso, vamos te dar dicas de como montar um prato vegetariano equilibrado e sem nenhum produto de origem animal a seguir.

como fazer um prato vegetariano equilibrado

Veja dicas de como montar um prato vegetariano equilibrado

Como montar um prato vegetariano equilibrado: o que consumir

Hortaliças

As hortaliças são os vegetais (legumes e verduras) cultivados em hortas, como alface, couve, rúcula, agrião, cenoura e beterraba. Opte por consumi-las crus (e bem higienizados, viu?), pois assim eles apresentam maior quantidade de vitamina B1, ácido fólico e vitamina C. Elas devem ocupar metade do seu prato e podem ser temperadas com azeite, limão, sal e vinagre.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Leguminosas

Consumir leguminosas é essencial para os vegetarianos, pois elas são ótimas fontes de proteínas vegetais. Encha 1/4 do seu prato com lentilha, lentilha rosa, ervilha, soja, grão-de-bico ou outra leguminosa. Você também pode optar por produtos derivados de leguminosas, como macarrão de feijão e tofu.

Cereais ou batatas

Dê preferência pelos cereais integrais, pois eles têm mais fibras, proteínas e ferro. Boas opções são arroz integral, amaranto, centeio e quinoa, e eles devem ocupar 1/4 do prato. Não quer comer cereais? Você pode consumir algum alimento do grupo das batatas, como batata inglesa, mandioquinha, mandioca, batata-doce, cará ou inhame.

Frutas

E que tal terminar seu almoço ou jantar com uma fruta? As frutas são ótimas fontes de vitaminas, fibras e ajudam na hidratação do corpo. Além disso, frutas ricas em vitamina C, como o morango e a laranja, ajudam a aumentar a absorção de ferro provenientes dos vegetais.

Veja também:

Confira 3 receitas para um almoço vegetariano completo

5 petiscos vegetarianos de dar água na boca

5 perfis vegetarianos e veganos para você seguir e se inspirar

Recomendadas
Pela Web