Ovo marrom e ovo branco: quais são as diferenças

Na dúvida sobre qual ovo escolher? Confira no blog do TudoGostoso quais são as diferenças entre ovo marrom e ovo branco e faça a melhor escolha

Com ovos, podemos fazer diversas receitas como bolos, omeletes, empadões e muitas outras. Mas você sabe quais são as diferenças entre os ovos marrons e os ovos brancos? Na hora da compra, você opta por quais? Há quem diga que os ovos marrons, também chamados de vermelhos, são ovos caipiras, e os ovos brancos, de granja. Será verdade? Confira a seguir quais as diferenças entre o ovo marrom e ovo branco e saiba escolher os melhores para você!

Ovo marrom e ovo branco

Conheça as diferenças entre o ovo marrom e ovo branco

Ovo marrom e ovo branco: quais são as diferenças

Vamos começar essa matéria esclarecendo o principal mito sobre a cor dos ovos: não há diferença nutricional entre ovos marrons e ovos brancos. O único fator que interfere na cor é a genética da galinha: se ela possui penas brancas botará ovos brancos. Se tem penas vermelhas botará ovos marrons, e por esse motivo, algumas pessoas chamam esse tipo de “ovo vermelho”, apesar da cor amarronzada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que influencia de fato no valor nutricional é como as galinhas que colocam esses ovos são criadas e, mais uma vez, não tem nada a ver com a cor. Ou seja, não é por que o ovo é marrom que ele é caipira, e o mesmo serve para a ideia de que ovos brancos são de granja. Essas denominações são atribuídas ao tipo de criação das galinhas.

Ovos de granja

As galinhas são criadas presas e se alimentam bastante: esse tipo de criação rende mais ovos do que outras. Em algumas granjas, a alimentação das aves é diferenciada para produzir os ovos enriquecidos, com teor de nutrientes mais alto.

Ovos caipiras

Esse tipo de criação deixa as galinhas soltas, e por remeter ao modo de criação de, majoritariamente, pequenos e médios produtores rurais, ela possui esse nome. Elas são criadas livremente e botam seus ovos em ninhos cobertos. Pela legislação que define os parâmetros da criação, a alimentação das aves é totalmente vegetal e sem medicamentos que estimulem o crescimento. Apesar do nome “ovo caipira” ser muito difundido, não estranhe se encontrar alguém falando “ovos tipo colonial” para se referir a ovos de galinhas criadas livres.

Ovos orgânicos

Com uma alimentação livre de agrotóxicos e fertilizantes, as galinhas que botam ovos orgânicos são criadas soltas e também não fazem uso de remédios para crescimento ou antibióticos, tornando seus ovos livres de resíduos químicos.

Recomendadas
Pela Web