Macarons: origem do doce, dicas de como fazer e receitas

Confira no blog do TudoGostoso a história, dicas de como fazer e receitas de macarons, os famosos e coloridos doces à base de farinha de amêndoa

Apesar de ter criado fortes raízes na França, os macarons são italianos! Nascidos no século XVI em Veneza, na Itália, seu nome, pronunciado macarrôn, teve origem da palavra maccherone, que significa “massa fina”. Descubra a origem, dicas de como fazer macarons perfeitos e receitas a seguir!

macarons

Macarons: veja a história do doce, dicas de como fazer e receitas

Macarons: origem do doce, dicas de como fazer e receitas

Origem dos macarons

Confeccionados sem recheio, apenas como biscoito, os macarons chegaram em terras francesas em 1533. A receita do macaron foi levada para a França pelos chefes italianos de Catarina de Médici para o casamento com Henry II. Sua receita foi mantida em segredo por muito tempo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As primeiras a fazerem o macaron de maneira popular na França foram as irmãs carmelitas Marguerite Gaillot e Marie-Elisabeth Morlot, do convento Saint-Sacrement, que fica na cidade de Nancy. Elas ganharam fama e ficaram conhecidas como Irmãs Macarons. Após a Revolução Francesa, que aconteceu em 1789, congregações religiosas passaram a produzir os macarons fora dos conventos.

O macaron recebeu a devida fama no início do século XX, quando o patisseur Pierre Desfontaines, o neto de Louis Ernest Ladurée, da famosa patisserie francesa Ladurée, uniu dois pequenos discos de macaron acrescentando cremes entre eles. Hoje, a Ladurée, além de berço, é referência na confeitaria mundial.

A característica colorida e os sabores mais variados dos macarons foram atribuídas por outro nome da cozinha: Pierre Hermé. Essa inovação trouxe fama à sua doceria, que manteve a base, formato e texturas originais da receita, mantendo o macaron crocante por fora e macio e úmido por dentro.

macarons de diversas cores

Macarons coloridos

Curiosidades sobre o macaron

O macaron se tornou uma receita muito difundida na França e a sua preparação, à base de amêndoas, é levada bem a sério. Em homenagem ao doce, foi inaugurado na cidade de Montmorillon um museu dedicado aos macarons! O nome do museu é Musée de l’amande et du Macaron, que significa Museu da Amêndoa e do Macaron.

Um dos poucos lugares onde se pode apreciar a receita original do macaron italiano é na Maison des Soeurs Macarons, uma casa em homenagem às Irmãs Macaron, fundada em 1793 e que se mantém de pé até hoje na França.

Existem dois tipos populares de macaron: o tipo gerbet é o mais comum, liso e preparado com claras batidas. Em Bordeaux, na França, é comum um tipo de preparo com as claras são cruas. Ele é chamado de craquelé devido à casquinha rachada. A sua massa também é mais pesada.

Dicas de preparo do macaron

mulher fazendo macaron

Veja dicas de como fazer macaron

Para fazer macarons, são necessários três ingredientes básicos: farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro e clara de ovo. Não desanime se a sua primeira tentativa não der certo. Apesar de ter ingredientes simples, fazer macarons não é tão simples quanto parece e requer prática e muita paciência.

Acreditava-se até alguns anos atrás que só era possível assar macarons corretamente em forno industrial com convecção, que possui ventilação dentro do forno. Atualmente, sabe-se que é possível fazer macarons perfeitos em casa. A dica é deixar a porta do forno um pouquinho aberta para que haja uma certa ventilação enquanto os macarons assam.

Não conserve a farinha de amêndoas na geladeira, pois se ela receber umidade, não servirá para fazer a receita de macaron. Guarde-a em local seco e arejado. Também não utilize corantes em gel, pois a maioria é feita  à base de glucose de milho, que pode dar muita umidade à massa e desandar a receita. Por fim, não deixe que o macaron doure ao cozinhar, pois isso significa que passou do ponto.

Receitas

Confira 3 receitas do TudoGostoso para se aventurar em casa:

Macarons au chocolat

Macarons trufados

Macarons de coco

Recomendadas
Pela Web