5 formas de gastar menos com alimentação em 2020

Aprenda truques simples e descubra novos hábitos que vão te fazer gastar menos com a alimentação da família até o final desse ano

É uma verdade em quase todas as casas brasileiras: boa parte do orçamento familiar vai para os gastos com a alimentação. E não há nada de errado nisso, comer é uma das melhores coisas da vida, mas também não há problema em querer colocar a mão no freio e economizar um pouco no ano que está começando. Por isso, o TudoGostoso vai te dar 5 dicas de como gastar menos com comida em 2020.

Mulher pagando ao caixa no supermercado

Veja 5 formas de economizar com a alimentação

Como economizar no supermercado? Só vá em datas certas

Estabelecer apenas um dia da semana para passar no mercado é uma medida que pode ajudar a economizar. Isso porque, se for apenas uma vez por semana, você provavelmente vai com uma lista para não esquecer nada e acabará comprando menos produtos supérfluos. Para esse momento também valem outras dicas como nunca ir com fome ou tentar não levar crianças para não sair do orçamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Descubra receitas novas no TudoGostoso com as cascas dos alimentos

Se a intenção é realmente economizar em 2020, é preciso estar disposto a adotar novos hábitos e um deles pode ser dar mais atenção àquelas partes dos alimentos que estão boas, mas jogamos fora por não saber aproveitar. A casca da banana pode se transformar em um bolo delicioso, a casca de abacaxi vira um manjar docinho e a casca da melancia pode dar origem até mesmo a uma receita de salpicão. Criando novas receitas a partir do que seria jogado fora, você, consequentemente, vai precisar comprar menos no mercado. Todas essas receitas você encontra no TudoGostoso e são superfáceis de fazer.

Aproveite o forno para assar várias receitas de uma vez

As contas de luz, água e gás também fazem parte do dinheiro que você gasta com alimentação, por isso vale a pena ficar mais atento com esses gastos. Mudanças simples como manter a torneira sem pinga-pinga, apagar sempre a luz ao sair e aproveitar de verdade seu tempo de forno vão fazer diferença no final do mês. Vai assar um frango? Já se planeje para colocar junto o bolo que você assaria no final de semana. Se todo o espaço da grade for ocupado, você não vai precisar acender o forno de novo e é mais um dinheirinho economizado para a conta.

Tenha cuidado redobrado com o armazenamento para não perder nenhum alimento

Quem nunca jogou uma cebola fora porque acabou ficando ressecada dentro da geladeira ou não conseguiu comer um pé de alface até o final porque ele amoleceu? Tudo isso contribui para um aumento com os gastos na alimentação, porque na semana seguinte você precisa comprar de novo o mesmo alimento no mercado. Conserve os alimentos por mais tempo guardando-os em potes e sacos bem fechados na geladeira. Quanto às hortaliças, lembre-se de secar bem e de armazenar junto com folhas de papel-toalha para manter longe a umidade.

Estabeleça um dia vegetariano em casa

Essa dica é polêmica, mas pode ser uma jogada muito inteligente na economia doméstica. As carnes costumam formar a parte mais cara das compras de mercado, então por que não dar um tempo nelas de vez em quando? Existem alternativas ótimas, como hambúrguer de grão de bico, estrogonofe de legumes e muitas outras receitas que não vão deixar ninguém perceber que a carne ficou de fora naquele dia.

Recomendadas
Pela Web