Fondue: saiba como surgiu, dicas de como fazer e 15 receitas

Confira no blog do TudoGostoso tudo sobre o fondue: como o prato surgiu, dicas de como fazê-lo e 15 receitas doces e salgadas deliciosas.

O fondue é perfeito para os dias de frio ou para uma noite especial: essa delícia é a pedida certa para quem quer preparar algo diferente e supergostoso. Ele pode ser salgado ou doce e é ótimo para dividir com os amigos. Quer saber mais sobre esse prato? Confira a seguir como o fondue surgiu, dicas de como preparar e 15 receitas deliciosas!

Fondue saiba como surgiu, dicas de como fazer e 15 receitas

fondue

Fondue: saiba tudo sobre essa delícia

Curiosidades e surgimento do fondue

O fondue é uma receita originalmente criada para ser uma mistura de dois tipos de queijos. Seu nome vem do sentido de fundir ou derreter em francês. O creme é homogêneo e grosso, servido à mesa com algum tipo de aquecimento. Seus acompanhamentos normalmente são pães, batatas e legumes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Reza a lenda que o fondue surgiu durante a Segunda Guerra Mundial: o inverno era pesado e as batalham não terminavam; com isso, os moradores das regiões montanhosas da Suíça não podiam buscar comida nas cidades. Por isso, tinham que reaproveitar o que sobrava: os queijos existiam por lá porque muitos camponesas viviam da produção de leite. A mistura de queijos era deixada no fogo até derreter e os camponeses os comiam com pão.

O fondue ficou famoso mesmo em 1950, quando um grande chef de um restaurante famoso em Nova Iorque colocou a iguaria no cardápio. Com o tempo, o fondue começou a ser apreciado por todo mundo e ganhou novas versões, com chocolate e carne. Podemos encontrar a mistura de queijos para fondue já pronta em supermercados e também podemos saboreá-lo nos restaurantes, que costumam colocá-lo no cardápio durante o inverno.

Veja mais:
Molhos para fondue de carne: confira 6 receitas
Dicas de fondues diferentes

Dicas de como preparar um fondue

Se você se interessou e está pensando em fazer uma noite com fondue, fique ligado! Existem vários tipos de fondue, mas os mais básicos são os de queijo, chocolate e carne. Lembre-se sempre de usar os talheres e itens adequados para esse tipo de preparação. As misturas devem ficar sempre bem quentes, por isso tome muito cuidado. Confira mais dicas e arrase!

Queijo

O fondue de queijo é o mais clássico e tradicional de todos. Normalmente o fondue de queijo é feito com os queijos gruyère e emmental, mas você também pode usar outros tipos de queijo e até misturas prontas. Se a mistura começar a engrossar muito, experimente colocar um pouco de vinho branco ou creme de leite.

Carne

Fique sempre ligado no corte e na qualidade das carnes que você está usando. Dê preferência aos cortes mais nobres e sem nenhum tipo de gordura. Não tempere as carnes antes de levá-las à panela de fondue. Elas perdem a suculência e ainda soltam um líquido que pode mexer com a temperatura da panela. Aposte em molhos e temperos prontos como acompanhamento. Na hora de preparar, lembre-se sempre de deixar o óleo até a metade do recipiente para não queimar ninguém.

Chocolate

O fondue de chocolate precisa estar liso e bem cremoso. Por isso, use creme de leite para evitar que a mistura empelote ou fique muito grossa. Você pode ainda prepará-lo com uma mistura de chocolates, escolhendo o nível de doçura que você quer atingir. Os acompanhamentos são diversos: frutas, pães doces, bolos, biscoitos…

fondue

Experimente preparar um delicioso fondue de chocolate

Receitas de fondue

De chocolate

De carne sem óleo

De carne ao vinho 

De queijo fácil

Universitário

De queijo no pão italiano

De roquefort

De camarão

De 7 queijos

De bombom

De nutella

Misto oriental

De chocolate branco e nozes

De brigadeiro

De chocolate meio amargo

Recomendadas
Pela Web