Como plantar hortelã em casa: veja as dicas

Para sempre ter a erva aromática na cozinha: veja no blog do TudoGostoso as dicas de como plantar hortelã em casa

A hortelã é uma erva muito saborosa e aromática, muito usada na culinária em receitas doces e salgadas e também para fazer chás, sucos e drinks. Se você adora hortelã e quer sempre tê-la na sua cozinha, confira as dicas do TudoGostoso de como plantar hortelã em casa.

como plantar hortela em casa

Saiba as melhores dicas para plantar hortelã em casa

Como plantar hortelã em casa

Conseguindo as mudas

As mudas de hortelã podem ser compradas em lojas especializadas de jardinagem ou até mesmo em feiras e lojas de plantas. Mas você também pode conseguir uma muda através de alguém que conheça. Para isso, basta cortar um galho direto do caule de mais ou menos dois centímetros, deixá-lo em um copo de água filtrada até que crie as raízes brancas de alguns centímetros. É importante manter esse copo em um local bem arejado e iluminado, além de mantê-lo sempre cheio.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Onde plantar

A hortelã pode ser plantada em vasos ou em canteiros. Se preferir plantá-la em um vaso, ele deve ter de 30 a 40 cm de diâmetro, para que a planta se desenvolva bem, crescendo bonita e forte. A hortelã é uma planta que precisa de muita água, mas não deixe-a em solo encharcado; ela deve ser plantada em um vaso com sistema de drenagem, além de furos que permitam a liberação da água em excesso do solo. Além disso, se cultivada em vaso, não junte com outras plantas, pois a hortelã é invasora e pode prejudicar a outra planta. Se preferir cultivá-la em um canteiro, você precisa garantir que a hortelã tenha, no mínimo, 30 cm de afastamento de outras plantas.

Como funciona o plantio

É fundamental plantar a hortelã em solo fértil, com bastante matéria orgânica, por isso invista em bons compostos orgânicos — você pode, inclusive, investir em um sistema de compostagem próprio. Se for plantar em um vaso, invista também num sistema de drenagem, com argila expandida e manta bidim. Comece adicionando a argila expandida, no fim do vaso, e depois deposite a manta, cobrindo a argila. Em seguida, adicione terra no equivalente a 1/3 da capacidade do vaso. Em seguida, deposite sua muda, de maneira que ela fique bem encaixada e suas raízes fiquem completamente soterradas. Se precisar, adicione mais terra, o suficiente até que a planta se sustente. Se quiser, pode fincar dois pedacinhos de madeira bem rente à hortelã para sustentá-la e estimular seu crescimento.

Luminosidade

Seu vasinho de hortelã deve ficar em um local que receba bastante iluminação, de preferência onde tenha sol pela manhã. É fundamental, entretanto, mantê-la sempre em sombra parcial, pois assim o solo não resseca e ela continua recebendo luminosidade constante.

Irrigação

O ideal é sempre regar a hortelã de manhã e no fim da tarde. O solo deve estar sempre úmido, por isso se você mora em um lugar muito quente, esteja atento se a água está evaporando muito e regue mais vezes durante o dia.

Adubação

O ideal é manter uma rotina de adubação mensal durante a fase de crescimento da planta. Entretanto, esteja atento a sinais de falta de nutrientes e, caso perceba, invista em uma adubação extra para recuperar sua hortelã.

Colheita

A colheita pode ser feita depois que a planta estiver bem desenvolvida, cheia e forte. O ideal é manter uma rotina de cortes para que a planta mantenha boa saúde. Corte apenas a metade superior da planta, um centímetro acima da junção com o caule. É importante não cortar mais que um terço das folhas de uma só vez, pois pode estressar a planta. Crie mudas anualmente para manter a boa saúde de sua planta e ter outras colheitas disponíveis.

Veja também:

Receitas com hortelã: confira 50 opções doces e salgadas

Hortelã e a menta: descubra como diferenciar as duas plantas

Recomendadas
Pela Web