Dicas de como fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos

Para deixar a ceia perfeita: confira no blog do TudoGostoso as dicas de como fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos

O peru, ave de carne macia e muito saborosa, é uma tradição na ceia de Natal: ele é uma das estrelas da noite e, por isso, deve ser muito bem preparado. Para que ele fique bem assado, suculento por dentro e dourado por fora, são necessários alguns cuidados durante o preparo. Para fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos, confira as dicas do blog do TudoGostoso e garanta uma ceia incrível:

Como fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos

Como fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos: veja as dicas

Como fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos

Descongele o peru de maneira correta

O descongelamento deve ser lento e uniforme: deixe a ave na geladeira por cerca de 48 horas antes de levar para assar. Não descongele a ave em temperatura ambiente e, na geladeira, ela deve estar numa travessa ou assadeira para que as gotas do descongelamento não caiam sobre outros alimentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aposte em temperos e ervas

Há diversas maneiras de temperar o peru: você pode fazer uma marinada com cerveja, alho, cebola e tomilho e deixar a ave absorvendo os sabores por cerca de 12 horas. Também pode optar pela manteiga temperada, que pode ter ervas e temperos de sua escolha, como alho, tomilho, alecrim e sálvia. Espalhe bem a manteiga temperada por todo o peru antes de levá-lo para assar.

Amarre as pernas do peru

Para que as pernas tenham um cozimento mais prolongado e fiquem mais suculentas, amarre-as com barbante culinário ou fio dental sem aroma. Quando soltas, elas cozinham mais rápido e podem ficar um pouco secas.

Faça um molho

A ave solta líquidos durante o cozimento e você pode usar o fundo da assadeira e fazer um belo molho para servir com o peru. Durante o cozimento, coloque um pouco de água para evitar que o fundo da assadeira queime.

Escolha bem a assadeira

Use uma assadeira mais ou menos do mesmo tamanho da ave para que os líquidos que ela solta durante o cozimento fiquem no fundo. Se você tiver uma assadeira com grelha, melhor ainda: dessa forma, o ar circula em volta do peru e ele é assado de maneira mais uniforme. Evite as muito fundas porque as laterais altas podem prejudicar o cozimento.

Deixe a ave descansar depois de assada

Antes de cortar o peru, deixe-o descansando por cerca de meia hora: isso faz com que a suculência da carne seja garantida e ela não fique ressecada. E não precisa se preocupar: por ser uma ave grande, ela ainda vai estar quente quando for servida.

Escolha um bom acompanhamento

O peru é prato principal da ceia, mas os acompanhamentos não podem faltar, né? Você pode fazer uma farofa com os miúdos da ave ou servir com farofa de alho e bacon. Salada de maionese e salpicão de legumes também são ótimas opções.

Na hora de comprar, escolha um peru de qualidade

Para garantir a qualidade da estrela da ceia, compre o peru Sadia, o mais tradicional do Natal brasileiro. Assim, sua única preocupação vai ser dar um gostinho a mais na ave, mas com a certeza de que o sabor e a suculência estão garantidos. Acesse o site https://www.sadia.com.br/natal para ver mais dicas de como preparar um incrível peru de Natal e outros pratos típicos da ceia.

Recomendadas
Pela Web