Como fazer lasanha: como congelar, como fazer a massa e mais

Veja como fazer lasanha: confira dicas de como congelar, como fazer para que a lasanha não fique seca, como fazer lasanha vegetariana e mais

A lasanha é um prato fácil de fazer e que pode ser feito com diversos ingredientes, como carne moída, presunto, queijo, molho de tomate, molho branco e outros de sua preferência. Ela é feita com massa, que é disposta em camadas com os demais ingredientes e assada no forno. Adora esse prato e quer saber mais sobre ele e seu modo de preparo? Confira a seguir como fazer lasanha: veja dicas de como congelar, como fazer uma versão vegetariana e mais:

como fazer lasanha

Como fazer lasanha: confira dicas de preparo e mais

Como fazer lasanha: como congelar, como fazer a massa e mais

Como congelar lasanha

Para congelar, você precisa se atentar a alguns pontos na hora do preparo. Por exemplo: não utilize ingredientes que já foram congelados e descongelados, pois alimentos que são congelados e descongelados sofrem alterações no sabor e na textura. Além disso, monte a receita numa forma que possa ir ao freezer e depois ao forno. Também será necessário decidir se você vai congelar a lasanha já assada ou ainda crua, mas dos dois modos ela ainda ficará saborosa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como fazer massa de lasanha caseira

Quer fazer sua lasanha do zero? Para isso, confira a receita de massa de lasanha caseira no TudoGostoso! Outra possibilidade também é fazer o molho de tomate caseiro e o molho branco de sua lasanha.

Como fazer lasanha à bolonhesa

A lasanha à bolonhesa é aquela delícia feita com molho de tomate e carne moída. Todo mundo ama e ela é simples de fazer: confira a receita de lasanha à bolonhesa do TudoGostoso.

Como fazer lasanha de frango

A lasanha de frango é muito deliciosa e fácil de fazer. Confira o vídeo-receita para ver o passo a passo:

Como fazer lasanha vegetariana

Não come nenhum tipo de carne? Isso não é motivo para não se deliciar com uma lasanha: confira no TudoGostoso a receita de lasanha vegetariana e se inspire! Para fazer uma receita sem carne, você pode utilizar molho branco e combiná-lo com diversos legumes, como fatias de abobrinha, brócolis picadinho, berinjela e outros ingredientes de sua preferência.

Como cozinhar a massa da lasanha

Muitas receitas pedem apenas que se use um molho mais líquido para que o prato vá direto ao forno, sem a necessidade de cozinhar a massa anteriormente. No entanto, se você for usar massa seca e um molho mais cremoso, como o branco, é bom cozinhar a massa da lasanha previamente. Para fazer isso, encha uma panela grande com bastante água, sal e deixe ferver. Coloque algumas folhas de massa e deixe o tempo indicado pelo fabricante; outra dica é deixar que a massa fique al dente, não muito macia, pois ela ainda irá ao forno. Coloque cada folha em cima de um pano de prato aberto e depois monte a lasanha.

Como fazer para a lasanha não ficar seca

Para evitar que isso aconteça, faça um molho mais líquido, não tão cremoso. Na hora da montagem, unte a forma com manteiga, coloque molho no fundo e também em cada camada. Para assar, preaqueça o forno em temperatura média e cubra a forma com papel-alumínio; só no fim do cozimento retire-o para que o queijo fique gratinado.

Onde surgiu a lasanha

“Na Itália, claro”, você pensou. É verdade que esse país popularizou a receita, mas conta-se que a lasanha surgiu mesmo foi no século 14, na Inglaterra.

Dicas para fazer a lasanha perfeita

Para fazer aquele prato digno de chef de cozinha, utilize ingrediente de boa qualidade e bem frescos, como queijo ralado na hora, carne fresca e molho de tomate caseiro. Caso vá utilizar legumes na receita, escorra-os bem antes de colocar na lasanha, pois eles soltam muita água no forno e podem deixar a massa ensopada e ruim. E que tal incrementar o seu prato com outro queijo além da muçarela? Vale colocar pedacinhos de gorgonzola, queijo prato ou até um grana padano. Na hora de escolher a massa, fique atento: existem a fresca, a pré-cozida seca e a de caixinha. Leia o rótulo para entender cada modo de preparo: para a massa pré-cozida, utilize um molho mais líquido; a massa fresca precisa ficar mais tempo no forno e a de caixinha, seca, precisa ficar mais tempo no forno.

Como fazer lasanha sem massa

Tudo bem: a gente sabe que lasanha de verdade tem massa. Mas e se você quiser fazer uma e não tiver massa em casa? Você pode optar por fazer a massa de lasanha caseira ou você pode colocar fatias de abobrinha ou berinjela no lugar. Além de ficar delicioso, é low carb!

Recomendadas
Pela Web