Como escolher azeite de oliva: confira 8 dicas práticas

Confira as dicas do blog do TudoGostoso de como escolher azeite de oliva e saiba como levar o melhor produto para a sua casa

O azeite de oliva é um tipo de óleo extraído da azeitona, fruto da oliveira, muito utilizado na cozinha. Ele é ingrediente obrigatório para temperar saladas e faz muito bem à saúde: seu consumo está relacionado à regularização do colesterol, à perda de peso e também à manutenção da saúde do coração e do cérebro. Nos mercados, há diversos tipos de azeite, e você sabe qual escolher? Confira a seguir 8 dicas de como escolher azeite de oliva: veja como o escolher o de melhor qualidade para a sua casa!

como escolher azeite

Confira as dicas para escolher um bom azeite de oliva no supermercado

Como escolher azeite de oliva: confira 8 dicas práticas

Dê sempre preferência para o extravirgem

O azeite extravirgem é obtido a partir da prensa a frio das azeitonas, o mais rapidamente possível depois da colheita. Ele tem menor nível de acidez e é um azeite mais aromático. Por ser uma gordura do bem, o azeite extravirgem ajuda na redução do colesterol ruim, promovendo a produção do bom colesterol, além de ser um ótimo aliado da saúde cardiovascular.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De olho na acidez

A acidez diz muito sobre a qualidade do azeite: quanto menor for a acidez, melhor o azeite. A acidez não pode ser maior que 0,8% para o extravirgem e 2% para o clássico, por isso esteja sempre atento ao rótulo e, caso a acidez seja superior a esses números, saiba que esse azeite não é bom. O azeite extravirgem, por exemplo, jamais pode ultrapassar esse valor de acidez, senão deixa de ser considerado extravirgem e é categorizado apenas como azeite virgem, por isso esteja atento para não ser enganado!

Vidro escuro ou lata

A coloração do vidro é o que garante a conservação correta do óleo. Por isso, não compre azeites de marcas com vidro transparente: esse azeite sofre processos de perda nutricional, por isso, sempre observe se o vidro é escuro. A lata, inclusive, é uma ótima forma de conservação do azeite, por isso pode comprá-lo nessa versão sem receios.

Preste atenção na data de fabricação

Os melhores azeites vêm nas embalagens mais novas. Isso significa que consumir azeites jovens é melhor que azeites mais antigos, por isso olhe sempre a data de fabricação e dê preferência para o mais novo: ele terá uma cor mais bonita, aroma mais intenso e sabor mais acentuado.

Produção e evasão em lugares diferentes

Se o rótulo do azeite indica que ele foi produzido e embalado em países diferentes, desconfie. Isso significa que ele foi transportado em condições não ideais, por longas distâncias e tempo desconhecido.

Fundo da prateleira é sempre melhor

Na hora de escolher qual vidro ou lata vai levar, dê preferência para os que estão mais ao fundo da prateleira, longe da luz e do calor. Eles vão estar mais bem conservados.

Veja também:

Como o azeite beneficia nossa saúde

Como é feito o azeite de oliva: saiba mais

Recomendadas
Pela Web