Comidas do Nordeste: 8 pratos deliciosos que você precisa conhecer

Aproveite o Dia do Nordestino: confira essa lista deliciosa de comidas do Nordeste! Clique no nome dos pratos e veja como prepará-los aí na sua casa.

No dia 8 de outubro, nós comemoramos o Dia do Nordestino. Nesse dia, celebramos a vasta cultura dessa região. E grande parte dessa diversidade maravilhosa é encontrada na culinária local. As comidas do Nordeste são um tesouro nacional! Por isso, confira essa lista com alguns pratos nordestinos deliciosos que você precisa conhecer. Clique no nome das receitas, prepare-as e comemore o dia de um jeito mais gostoso.

Comidas do Nordeste: 8 pratos deliciosos que você precisa conhecer

comidas do Nordeste

Comidas do Nordeste: conheça 8 pratos deliciosos

Paçoca de carne de sol

Além do famoso doce, também muito consumido na região do Nordeste, encontramos a paçoca salgada! Isso mesmo: um paçoca feita com ingredientes salgados como carne de sol e manteiga de garrafa. Seu aspecto lembra bastante uma farofa mais granulada. O modo de preparo é supersimples e o sabor final é incrivelmente delicioso. Clique aqui e veja como é fácil prepará-la.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sarapatel

O Sarapatel na verdade é um prato criado em Portugal e adaptado pela culinária nordestina. Trata-se de um grande cozido feito com as vísceras do porco ou do cabrito. Fígado, coração e rins são algumas das partes usadas para preparar essa iguaria. Seu sabor é marcante e a textura bem macia. Ideal para acompanhar arroz branco, pirão e farofa.

Cartola

Uma das mais tradicionais e gostosas sobremesas do Nordeste, mais precisamente de Pernambuco. E se engana quem acha que essa receita é complicada: ela leva no máximo 5 ingredientes. A cartola é feita com banana frita na manteiga de garrafa, com um pedaço de queijo coalho derretido por cima e finalizado com açúcar, canela ou até chocolate derretido. Essa receita é patrimônio imaterial de Pernambuco desde 2009.

Aratu na palha

Em Aracaju você encontra facilmente pequenos caranguejos denominados de aratu. É com eles que é feito essa receita maravilhosa. Os bichinhos vivem na beira dos mangues, são capturados e preparados dentro da folha de oricuri (uma espécie de palmeira da região). Bem temperada, a mistura feita é chamada de moqueca de aratu por alguns.

comidas do Nordeste

O caruru é um dos principais recheios do famoso acarajé

Caruru

Feito com camarão seco e quiabo, o caruru é um prato típico do Nordeste, principalmente da Bahia. Servido normalmente como o recheio dos acarajés, o caruru também está presente como acompanhamento de refeições especiais. Seu preparo é um tanto quanto prático e o resultado é uma mistura cremosa e cheia de sabor.

Galinha à cabidela

Outro prato muito famoso no Nordeste que tem suas raízes em Portugal! A galinha à cabidela é uma receita preparada com o sangue da ave. Durante o cozimento é adicionado esse ingrediente e misturado aos temperos. A carne da galinha é cozida nessa mistura e a gente garante que o sabor final é maravilhoso!

Rubacão

Bem parecido com o baião-de-dois, o rubacão ganha ainda mais elementos. O preparo continua sendo feito misturando completamente os ingredientes. Arroz, feijão de corda ou verde, carne de sol ou toucinho, queijo coalho e manteiga de garrafa são alguns dos principais ingredientes usados nessa delícia! Supercremoso, esse prato faz um sucesso enorme na região do Nordeste.

Arroz de cuxá

Tipico do Maranhão: o arroz de cuxá é um prato cheio de sabores. Ele é basicamente um arroz muito enfeitado e bastante temperado. Um dos principais ingredientes é a vinagreira, uma planta também conhecida como azedinho em outras partes do país. O arroz de cuxá ainda pode ter camarão seco, camarão fresco além de uma lista de temperos verdes.

Não esqueça de ver o vídeo-receita e preparar a paçoca de carne de sol!

Recomendadas
Pela Web