Comida tailandesa: conheça 15 pratos típicos do país

É fã de comida tailandesa? Confira no blog do TudoGostoso 15 pratos típicos do país e saiba mais sobre essa culinária tão apreciada no mundo inteiro!

Comidas típicas de outros países costumam ser alvo de curiosidade. Em primeiro lugar, por ter uma carga cultural muito grande e também pelas combinações interessantes de sabor. Em ambos os quesitos, a comida tailandesa não decepciona: além de ter como característica a combinação de sabores, ela recebeu muita influência da China e da Índia. Confira a seguir 15 pratos típicos da culinária tailandesa e saiba mais sobre eles.

Satay, prato da comida tailandesa

Satay: espetinho de porco marinado com leite de coco

Comida tailandesa: conheça 15 pratos típicos do país

Satay

Um dos aperitivos mais populares, se não o mais popular do país: o satay é um espetinho de porco marinado com leite de coco e temperado com cúrcuma que recebe molho de amendoim. Um prato interessante, não é?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Guay Jub

O Guay Jub é uma sopa à base de noodles de arroz, ovos cozidos, tofu, intestino de porco e outros miúdos. Esse prato carrega muita influência chinesa e possui duas versões: uma clara, com o gosto mais suave, e uma escura, com mais especiarias. Também é comum encontrar o prato sem alguns ingredientes originais, como o intestino de porco. Essa versão é mais aceita principalmente por turistas.

Som tam

Essa salada, que consiste basicamente em mamão verde misturado a verduras e legumes, é a mais comum no país. Sua mistura de temperos e molhos é bem interessante: ela leva chilli, açúcar, molho de peixe e suco de limão ou tamarindo.

Pad See Ew

O pad see ew é mais um prato típico tailandês com influências chinesas. Ele é composto por noodles de arroz, brócolis, ovo, alho, molho de soja, e uma carne ou camarão.

comida tailandesa

Pad Thai.

Pad Thai

Esse é o prato típico mais famoso da Tailândia! Ele não apenas é encontrado nos restaurantes, mas também em barraquinhas de rua. Por ser bastante difundido, sua preparação tende a variar um pouco, mas o que todos tem em comum são os noodles com soja e carne, camarões ou vegetais. Em alguns casos, o prato também contém amendoim.

Tom Kha Gai

Sopas são comidas muito apreciadas na cultura tailandesa! Essa é feita à base de frango com leite de coco com tomate, cogumelos, capim-limão, lima kaffir e galangal, que é parente do gengibre.

Tom Yum Kung

Não é segredo que a comida tailandesa possui sabores muito contrastantes no mesmo prato, inclusive, é isso que a torna tão famosa. O tom yum kung não é diferente: os variados temperos dessa sopa de camarões ao leite de coco dão um sabor único aos ingredientes que já estamos acostumados a consumir: frango, cogumelos, alho, soja e lima.

Gaeng Matsaman

Os pratos tailandeses que levam curry costumam causar um pouco de estranhamento nos turistas. Isso acontece porque a mistura com outros temperos no prato não proporciona o reconhecimento imediato e distinto do sabor do curry. A exemplo, o gaeng matsaman, apesar de levar curry, é um pouco adocicado por conter ingredientes como canela e noz-moscada. No entanto, esse prato tipicamente acompanhado por batatas pode ser a pedida ideal para começar a se aventurar na culinária tailandesa, pois em geral, a comida tailandesa tende a ser picante.

Comida tailandesa

Kai Med Ma Muang.

Kai Med Ma Muang

Você pode até ter experimentado combinações exóticas na cozinha, mas nenhuma chega aos pés de galinha com caju! O kai med ma muang, além dessa mistura inusitada, leva molho de soja doce, malaguetas e cebola.

Panaeng Muú

Mais um prato com curry! Dessa vez, curry vermelho, preparado com porco, cordeiro, frango ou mariscos, ele também leva o corriqueiro leite de coco e as limas kaffir. Uma curiosidade: o curry da Tailândia é diferente do curry da Índia. Ele é mais brando, mas ainda assim pode ser considerado forte se você tiver um paladar pouco acostumado.

Gaeng Kiew Wan

Similar ao panaeng muú, a grande diferença entre as duas receitas é curry verde utilizado nessa. Também costuma ser servido com peixe.

Curry Massaman

Como o próprio nome já entrega, esse prato tem uma forte presença de curry. Tradicionalmente, ele é preparado com frango ou carnes em geral, e preparado com chilli e cebola temperada com açúcar e vinagre, mas é possível encontrar outras variações. É comumente servido com arroz branco e uma salada de pepino.

comida tailandesa

Khao niow ma-moung.

Khao niow ma-moung

Não é só de prato principal que a comida tailandesa vive! Também chamado de mango sticky rice, esse prato consiste em metade de uma manga servida com arroz doce preparado no leite de coco. O resultado é um gostinho doce, mas um pouco inusitado. Afinal, quem imaginaria comer arroz de sobremesa?

Ice cream kati

Sabia que o sorvete de coco é uma sobremesa tradicional na Tailândia? Um pouco diferente dos sorvetes encontrados em mercados, seu sabor é mais suave e menos artificial. A calda, na maior parte das vezes, é de amendoim.

Tab tim grob

Essa sobremesa é um pouquinho mais complexa do que as outras. O efeito rosa é criado por castanhas d’água que são mergulhadas em um xarope de cor rosa. Depois de adquirirem a cor, elas são cozidas no leite e coco.

Recomendadas
Pela Web