O que um barista faz: saiba mais sobre esse profissional

Veja tudo o que você queria saber sobre a profissão de barista: o que esse profissional faz, qual é a sua formação e onde ele pode trabalhar

No dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café: essa data foi escolhida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) para coincidir com o período de colheita, que acontece em grande parte das regiões que produzem café no Brasil. O blog do TudoGostoso já falou sobre as maneiras de fazer café, sobre os tipos de grãos de café e também já mostrou como fazer o café coado perfeito e como fazer o café na cafeteira perfeito. Hoje nós vamos falar sobre um profissional que tem ganhado cada vez mais destaque na indústria do café: o barista. Você sabe o que ele faz? Venha saber mais!

O que um barista faz: saiba mais sobre esse profissional do café

barista

Saiba mais sobre a profissão de barista

Quem é o barista

Vamos começar pela origem da palavra: em italiano, quer dizer “atendente de bar”. O nome ganhou outro significado apenas a partir dos anos 1990, quando surgiu o interesse pelos cafés especiais. A palavra barista, então, passou a designar um especialista no preparo do café e também de bebidas à base de café. Ele estuda todas as etapas pelas quais o café passa, como o plantio, a colheita, a torrefação e a moagem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como ser um barista

Para ser barista, é necessário completar um curso de formação ou capacitação de barista, que são oferecidos em instituições de ensino e também por outros profissionais do ramo. Esses cursos costumam oferecer uma ampla variedade de disciplinas, como a história do café, o processo produtivo, técnicas específicas de preparo do café, como utilizar os utensílios e máquinas profissionais, identificação dos grãos mais adequados para cada tipo de bebida e outros assuntos.

Onde um barista pode trabalhar

Ele pode trabalhar em cafeterias, bares, hotéis e outros tipos de estabelecimentos comerciais, e também pode trabalhar diretamente com a produção e processamento dos grãos. Outra possibilidade é trabalhar em empresas da indústria do café, prestando consultoria de análise de grãos. O mais comum no Brasil, no entanto, é encontrar os baristas em cafeterias, tipo de estabelecimento que têm surgido cada vez mais nas cidades brasileira. Nas cafeterias, o barista prepara as bebidas e também pode atuar na criação de cardápios e receitas novas.

Recomendadas
Pela Web