Alho negro: saiba mais sobre esse ingrediente

Apesar de o alho ser muito usado na cozinha, poucos sabem que existe uma variação dele, o alho negro. Saiba mais sobre esse ingrediente e onde encontrá-lo!

O alho é um ingrediente muito presente na culinária brasileira: está no tempero do arroz e até no queridinho do churrasco, no maravilhoso pão de alho. Apesar de ser muito difundido pelo Brasil, são poucos os que conhecem uma variação oriental dele, o alho negro. Saiba mais sobre esse ingrediente superdiferente e onde encontrá-lo!
alho negro

Saiba mais sobre esse ingrediente superdiferente e onde encontrá-lo

Alho negro: você conhece esse ingrediente peculiar?

O que é o alho negro

Apesar de parecer outra espécie de alho, o alho negro é o mesmo que conhecemos e temos na cozinha. A diferença entre ambos é o processo de fermentação e controle do ambiente que o ingrediente passa para escurecer. Ele não leva aditivos químicos e seu gosto e aparência são bem diferentes do que estamos acostumados. Curiosamente, o alho negro é adocicado e não é ardido.

Onde usar

Diferente do alho de cozinha comum, o alho negro perde suas propriedades se refogado ou submetido a altas temperaturas. O motivo é que suas enzimas ficam desnaturadas e ele perde suas características. O ideal é consumi-lo cru. Para comer, é só descascá-lo e picá-lo conforme preferir. A dica é usá-lo como tempero para risotos, omeletes, pizzas e saladas.  Mas lembre-se de sempre adicioná-lo ao final das receitas para não submeter o ingrediente ao calor.

Suas propriedades

Assim como o alho presente nas cozinhas brasileiras, ele é rico em vitaminas como A, B1, B2 e C. Ele também tem diversos minerais como enxofre, iodo, cálcio e zinco e ajuda na regulação da pressão arterial, a diminuir o colesterol e a fortalecer o sistema imunológico (tem ação antiviral e antifúngica). Independentemente do tipo de alho que consumir, para obter esses benefícios é necessário ingeri-lo na frequência e quantidade corretas: um dente por dia.

Quanto e onde

O preço desse alho é mais alto que do alho comum: 1/2 kg do ingrediente custa cerca de 90 reais. Mercados de produtos naturais o comercializam e você pode encontrá-lo em lojas de produtos orientais e na Internet.

Recomendadas
Pela Web