Conheça os 5 tipos de maracujá e suas características

O maracujá é cultivado em larga escala no Brasil e existem vários tipos dessa fruta: conheça 5 tipos de maracujá e suas características.

Cultivado em larga escala e nativo do país, o maracujá é uma fruta nativa da Bacia Amazônica, rica em vitamina C, antioxidantes e outros compostos essenciais para o corpo humano como potássio, ferro e zinco. As conhecidas substâncias com propriedades calmantes se encontram nas folhas do maracujá, que são frequentemente utilizadas na produção de chás e remédios. Quando pensamos em maracujá, logo vem à mente aquela fruta amarelinha e arredondada, que usamos principalmente para fazer doces e sucos. Mas sabia que esse é apenas um dos tipos existentes de maracujá? Conheça os 5 tipos de maracujá e suas características a seguir no blog do TudoGostoso!

Conheça os 5 tipos de maracuja

Conheça os 5 tipos de maracujá e as características de cada um

Conheça os 5 tipos de maracujá e suas características

Maracujá-amarelo

Esse é o tipo de maracujá mais popular, não apenas no Brasil, em que corresponde a 95% do tipo para cultivo, mas também no mundo. Muito utilizado em sorvetes, geleias e doces, e em sucos, o maracujá-amarelo é caracteristicamente ácido. Sua aparência quando maduro é de uma casca grossa e enrugada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Maracujá-doce

Mais cultivado em outros países da América do Sul e no Havaí, esse maracujá possui o tamanho e a forma de uma mamão papaia. Sua casca também é mais lisa e a fruta é mais doce, o que viabiliza o consumo in natura.

Maracujá-açu

Encontrado principalmente na região norte do Brasil, o maracujá-açu tem a casca amarela-esverdeada e pode chegar a 3 kg. Sua polpa é ácida e seu sabor é mais fraco se comparado ao maracujá-amarelo.

Maracujá-roxo

Popular em países europeus como Holanda e Bélgica, o maracujá roxo é pequeno e não muito ácido. Ele possui uma casca de cor roxa-escura e seu consumo pode ser in natura. Ele é cultivado em locais de clima subtropical, como o sul do Brasil.

Maracujá-maçã

Sua aparência lembra um pouco uma maçã verde, daí o nome. Esse tipo também é conhecido como maracujá-de-osso devido à casca resistente. O sabor da sua polpa é surpreendentemente doce e suas flores são muito bonitas.

Recomendadas
Pela Web