Utensílios básicos, porém indispensáveis, na sua cozinha

Ter os utensílios certos pode fazer toda a diferença em suas aventuras culinárias!

Ter os utensílios certos pode revolucionar a sua forma de cozinhar.

Muitas pessoas têm o desejo de cozinhar, mas, por algum motivo, não conseguem. Muitas outras, aquelas que já cozinham, por vezes consideram a tarefa chata ou difícil. O que os aspirantes a cozinheiro não sabem é que ter os utensílios corretos pode facilitar muito a sua vida na cozinha. Por isso, listamos alguns utensílios indispensáveis que tornarão suas aventuras culinárias muito mais divertidas e práticas. Dá uma olhada!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Panelas: É importante que você tenha uma leiteira, uma frigideira e mais três panelas de tamanhos variados (pequena, média e grande). Pense nos tipos de preparo que você costuma fazer para saber de que panelas precisa. Aconselhamos que pelo menos a frigideira seja de material antiaderente. Ah, uma panela de pressão também é recomendada, mas entendemos que, para os iniciantes, ela pode ser um desafio!

Pratos: Se está se aventurando na cozinha, é imprescindível que tenha onde servir os resultados. E os pratos não são importantes apenas por isso: você vai precisar apoiar ingredientes, reservar misturas, várias atividades que exigirão esses utensílios. Portanto, tenha pelo menos um jogo de pratos que inclua pratos rasos, fundos e de sobremesa.

Panos de prato: Você não quer ter que secar suas mãos na roupa, né? E os panos de pratos têm outras utilidades além dessa: você precisará secar louças (água acumulada em panelas, pratos e travessas podem arruinar algumas receitas), limpar uma coisinha ou outra e retirar tabuleiros quentes do forno, por exemplo. Então, recomendamos que você tenha pelo menos três panos de prato em casa, de modo que tenha sempre um limpo enquanto lava os outros.

Tábua de corte: Você precisará de pelo menos uma tábua de corte — caso prefira, fique à vontade para ter uma para cada tipo de alimento, que é o ideal. Esse utensílio será um dos mais utilizados na sua cozinha, uma vez que a maioria absoluta das receitas depende de ingredientes picados. As tábuas podem ser encontradas nos mercados e lojas especializadas em três materiais: madeira, plástico e vidro. As de vidro são as que apresentam menor risco de contaminação, já que não apresentam ranhuras onde líquidos de alimentos podem se acumular. Mas com boa higiene (existem produtos específicos para higienização de tábuas de corte), qualquer uma delas vai satisfazer suas necessidades.

Facas: O ideal é ter uma faca específica para cada tipo de corte. Existem facas para pão, para carnes, para vegetais, inúmeros tipos. Mas ter todas elas exige conhecimento e… dinheiro! Então, escolha uma boa faca para carnes, uma para legumes e uma de pão — todas de boa qualidade, obviamente!

Colher de pau: Você vai precisar de pelo menos duas colheres de pau na sua cozinha. Isso acontece porque as colheres de pau pegam gosto dos preparos (pegam o gosto e não o perdem jamais!), então não é bom usar a mesma colher com que prepara pratos salgados nas receitas doces, isso pode comprometer o sabor do que estiver fazendo — e ninguém gosta de brigadeiro com gosto de cebola! Ah, se você preferir, pode substituir as colheres de pau por espátulas de silicone.

Colheres de servir: Pode parecer frescura, mas as colheres de servir fazem muito mais do que isso! Alguns preparos, exigem colheres com espessura menor do que têm as de pau.

Garfos de tamanhos variados: Além de comer com eles, você vai precisar, eventualmente, virar carnes, bifes e outros pratos, principalmente os fritos. Se puder, tenha um garfo de churrasco para essas atividades, caso contrário, um garfo comum resolverá o seu problema. Eles também servem para bater omeletes, claras em neve, amassar ingredientes para misturas e pastinhas etc.

Ralador: Acredite quando dizemos que é quase impossível viver sem um ralador na cozinha. Essas maravilhosas invenções facilitam muito na hora de preparar saladas, temperos e mais uma infinidade de receitas. Tenha um dos bons, de inox, com várias espessuras e viva feliz em suas peripécias gastronômicas!

Escorredor: Apesar de lembrarmos logo de macarrão quando pensamos em escorredor, as funções desse utensílio vão muito além dessa. O escorredor serve para legumes, massas em geral, higienizar saladas, lavar arroz… Só para citar algumas funções!

Abridor de latas/garrafa: É incrível o que menos de R$3 pode comprar! Um abridor de latas/garrafa é peça-chave para sua cozinha. Apesar de muitas latas hoje em dia terem um dispositivo para abertura fácil, a maioria delas não conta com essa característica.

Tabuleiro/assadeira/pirex: Tenha, de preferência, um de cada. Caso não seja possível, opte pelo tabuleiro. Ele servirá para assar bolos e pães, preparar carnes, suflês, tortas, lasanhas, tudo! Não tem como viver bem sem um desses em casa.

Copo de medidas: Sabe esses copos grandes que marcam várias medidas? Pois é, é desse mesmo que estamos falando! Ter um desses vai transformar você em um especialista das receitas. Além da precisão que ele nos proporciona, será mais tranquilo converter medidas, caso precise fazer alguma alteração nas suas receitas.

Potes, muitos potes: Você vai precisar guardar as sobras em algum lugar, afinal de contas! Além disso, é sempre bom ter onde armazenar ingredientes para livrá-los de contaminação e daquele “gosto de geladeira”. Ter potes também vai permitir que você transporte sua própria comida para onde for, proporcionando mais saúde à sua vida. Para todas essas finalidades, os potes de vidro são os mais indicados. Eles não pegam gosto ou cheiro, refrigeram melhor seu interior e são mais higiênicos. 

Recomendadas
Pela Web