Os benefícios do chocolate

O chocolate, além de ser uma delícia, pode proporcionar uma série de benefícios ao nosso organismo, como prevenir alguns tipos de câncer, proporcionar bem-estar e reduzir dores.

Os benefícios que o chocolate nos traz são inúmeros, veja alguns deles.

Que o chocolate é uma delícia, todos nós sabemos. Mas que essa delícia nos proporciona vários benefícios à saúde pode ser novidade. Muitos estudos são feitos há muito tempo em todo o mundo para entender o que essas barrinhas de felicidade fazem no nosso organismo. E os resultados são impressionantes. Ao contrário do que alguns podem dizer, o chocolate em quantidade moderada pode operar milagres no seu organismo. Então dá uma olhada nestes benefícios e presenteie sua saúde com um dos melhores sabores do planeta!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Reduz o estresse: Pois é, o chocolate diminui seus níveis de estresse e irritabilidade. Estudos mostram que chocólatras apresentam taxas reduzidas do hormônio do estresse circulando pelo corpo. Além disso, o chocolate acelera a produção de endorfina e dopamina, duas substâncias diretamente ligadas ao relaxamento.

Diminui a sensação de dor: Apesar de os estudos terem sido feitos apenas com ratos, estudiosos da Universidade de Chicago (Estados Unidos) acreditam que comer e beber chocolate por prazer funciona como um analgésico natural, reduzindo dores diversas.

Evita picos de pressão alta: Antioxidantes encontrados no chocolate inibem a ação de uma enzima que vive no nosso organismo, responsável pela alta na pressão arterial. Mas fique atento: para este efeito, apenas o chocolate amargo funciona, por conta do alto teor de cacau contido na fórmula. E não é tudo: o chocolate também previne coagulações sanguíneas e entupimentos de artérias!

Ajuda o cérebro: Outros cientistas, também dos Estados Unidos, afirmam que substâncias presentes do chocolate amargo também podem ajudar na recuperação dos danos causados por um acidente vascular cerebral (AVC). As mesmas substâncias também protegem as células nervosas de possíveis danos futuros. Pessoas que sofreram ataques cardíacos recentemente também são beneficiadas pelo consumo de chocolate: os que comem a iguaria duas vezes por semana reduzem seus riscos de morte por doenças do coração em até 66%! Sabe por que isso acontece? Por causa da capacidade antioxidante do doce.

Previne o corpo contra alguns tipos de câncer: Um dos exemplos é o câncer de intestino. Isso também acontece por conta da capacidade antioxidante do chocolate, que evita que nossas células se degenerem devido às ações do tumor.

Ajuda na gravidez: Estudos indicam que mulheres grávidas que consomem chocolate pelo menos cinco vezes por semana (em quantidade moderada!) reduzem os riscos de desenvolver pré-eclâmpsia em até 40%! Mas para que isso aconteça, deve-se comer chocolate amargo ou meio amargo.

Recomendadas
Pela Web