Os benefícios da mandioca para a sua saúde

Mandioca, aipim ou macaxeira, esse é um vegetal riquíssimo em substâncias que ajudam desde a saúde do coração até na perda de peso.

Desde a saúde da pele e dos cabelos até a do coração, a mandioca é recheada de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo.

A mandioca é uma das bases da nutrição mundial, sendo encontrada nas Américas, África e Ásia. No Brasil, tem uma variedade de nomes, entre eles aipim e macaxeira. Ela pode substituir a batata em quase todos os pratos, apesar de seu sabor mais suave e textura mais macia. Frita, cozida, assada, em forma de purê ou em preparos como a vaca atolada, a mandioca se mostra um ingrediente muito versátil não só para a culinária.
Rica em diversos nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, o alimento traz benefícios para o coração, ossos e auxilia muito na perda de peso e tratamento de diabéticos. Só não se esqueça: é em sua raiz onde a maior parte dos nutrientes se encontra.
Dê uma olhada nessa lista de alguns dos impactos positivos da mandioca sobre nosso organismo e inclua esse alimento poderoso em sua dieta!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É antioxidante: A mandioca possui substâncias conhecidas por suas propriedades antioxidantes, ou seja, a capacidade de retardar o envelhecimento das células do nosso corpo, nos prevenindo contra uma série de doenças, como as do coração e alguns tipos de câncer. A raiz da mandioca também apresenta altos níveis de vitamina C, outro poderoso antioxidante. Além disso, a vitamina C é ótima para fortalecer nosso sistema imunológico.
Uma boa informação sobre os antioxidantes é que eles também aumentam a saúde da pele, dos cabelos e dos olhos.

Protege contra os raios UV: Estudos realizados no México afirmam que uma substância encontrada em certo tipo de mandioca pode proteger nossa pele, prevenindo-a dos danos causados pelos raios ultravioleta do sol, mais do que os protetores solares que encontramos por aí. Essa é uma boa notícia, já que esses danos podem levar ao câncer de pele.

Dá uma forcinha para o coração: Esta é sem dúvida uma das grandes qualidades da mandioca. Ela é saudável para o nosso coração, já que é rica em substâncias benéficas ao órgão — zinco, magnésio, cobre, ferro, manganês e potássio. O potássio, por exemplo, auxilia na diminuição da tensão sobre vasos sanguíneos e artérias e, com isso, ajuda a afastar o risco de derrames e enfartos. A mandioca, além disso tudo, ainda ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Já poderíamos parar por aqui e você já teria motivos suficientes para comer mais mandioca no seu dia a dia, né? Mas não é tudo!

É uma poderosa fonte de energia: Por ser mais calórica até mesmo que a batata, a caloria da mandioca é menos prejudicial devido ao baixo teor de gordura do vegetal. E você já sabe: quanto mais caloria boa, mais energia!

Ajuda a perder peso: Alguns açúcares presentes na mandioca atuam na regulação da quantidade de glicose no sangue. Níveis desregulados podem nos levar a sentir fome por mais tempo do que o necessário, aumentando a quantidade de alimentos consumidos. A mandioca te ajuda a sentir menos fome, auxiliando, sim, na perda de peso!

Recomendadas
Pela Web