Ideias de molhos reduzidos com bebidas alcoólicas

O sabor único proporcionado por bebidas alcoólicas como vinhos, cervejas, cachaça e uísque podem transformar sua receita! Quer aprender a técnica e entender um pouco mais como a “redução” dessas bebidas? Confira nossa matéria!

Degustar um prato de massa fresca acompanhado de uma boa taça de vinho parece ser o cenário perfeito para os amantes da culinária. E que tal se o vinho se transformasse em um delicioso molho para o macarrão ao invés de ser simplesmente servido em taças?

shutterstock_446143552
A “redução” é um processo muito utilizado para o preparo de molhos, especialmente os que levam bebidas alcoólicas. Essa técnica se resume basicamente na redução da quantidade de líquidos de um ingrediente até que se obtenha uma consistência mais firme e que os sabores sejam mais intensificados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer aprender a preparar molhos reduzidos com bebidas alcoólicas e dar um toque especial a suas receitas? Então confira a nossa lista!

Vinho tinto
Começamos nossa lista com um verdadeiro clássico da gastronomia: o molho preparado com redução de vinho tinto. Para prepará-lo, leve uma panela ao fogo e deixe-a esquentando bem. Em seguida, adicione um pouco de azeite de oliva e refogue alguns legumes e vegetais de sua preferência. Adicione duas xícaras de caldo de carne, uma xícara de vinho tinto e misture bem. Tampe a panela e deixe tudo ferver por aproximadamente 10 minutos. Se o molho ainda estiver com uma consistência muito líquida, deixe ferver novamente por 20 minutos. Esse molho que é a cara da riqueza é muito utilizado como acompanhamento para carnes assadas e cozidas. Viu, só? Existem diversas maneiras de consumir essa bebida deliciosa sem ficar só na tacinha diária.

Cerveja preta
Cervejeiros de plantão, a sagrada geladinha do final de semana agora vai te acompanhar até no preparo das suas receitas preferidas. A redução de cerveja preta combina muito bem com carne vermelha e é super fácil de preparar. Essa redução leva 3 colheres de açúcar em seu preparo, o que ajuda a diminuir um pouquinho o amargor característico da cerveja preta. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo até que ele caramelize. Em seguida, adicione 500 ml de cerveja preta e misture bem. Deixe o molho ferver até reduzir e obter uma consistência grossa. Fica uma delícia!

Conhaque
O conhaque já tem sua fama por ser um excelente aliado na cozinha quando o assunto é flambar, mas você sabia que ele também dá um molho super delicinha? Para prepará-lo, leve o conhaque ao fogo em uma panela funda e deixe o álcool e a água evaporarem. Misture bem até que ele fique com uma consistência de caramelo. Essa redução casa muito bem com carne de cordeiro! Que tal experimentar?

Uísque
O uísque é uma bebida forte, cheia de personalidade e que deixa um sabor marcante e único em diversas receitas! Mas, ó! O aconselhado é utilizar apenas algumas gotinhas, viu? Apenas para deixar aquele gostinho alcoólico no fundo. Para uma ocasião mais requintada, que tal deglaçar usando o uísque até reduzi-lo bem para transformá-lo em um delicioso molho? Você pode servi-lo com carnes brancas e vermelhas em preparos de assados ou cozidos.

Recomendadas
Pela Web