Dicas para usar a panela de pressão da forma correta

Você tem medo da panela de pressão? Então confira estas dicas para aprender a manuseá-la com segurança e sem traumas!

Confira essas dicas para nunca mais sair correndo da cozinha quando a panela de pressão fizer barulho!

Muitas pessoas morrem de medo de usar a panela de pressão por já terem ouvido inúmeras histórias sobre explosões ou por não saberem usar de forma correta! Separamos 5 dicas para afastar o medo e facilitar sua vida na cozinha com esse item precioso sem causar acidentes! 
Leia o manual de instruções – Essa dica pode parecer redundante, mas muitas pessoas esquecem de ler o manual de instruções quando adquirem uma panela de pressão! Cada panela exige cuidados específicos que também precisam ser levados em conta para cozinhar com mais tranquilidade!
Para lavar – Para lavar sua panela de pressão, é essencial retirar a borracha que faz a vedação da panela e lavá-la separadamente. Isso evita o acúmulo de resíduos e garante a segurança na hora de cozinhar! Ah! E se a borracha estiver ressecada, chegou a hora de trocá-la! 
Quanta água usar? – Nunca coloque alimentos sem água em uma panela de pressão! A água faz com que a panela funcione perfeitamente e evita acidentes na cozinha! Lembre-se de não ultrapassar dois terços da panela de pressão com a água. Esse espaço garante que o ar circule livremente e cozinhe o alimento por igual.
Válvula de segurança – A válvula de segurança foi feita para liberar o vapor da panela durante o cozimento dos alimentos. Se o pino parar de liberar o vapor e começar a chiar, desligue o fogo imediatamente e afaste-se. Com a ajuda de um garfo, levante e abaixa o pino até liberar todo o vapor e abra a panela sem medo!
Cuidado com a pressão! – Não abra a tampa da panela sem que toda a pressão tenha saído! Antes de abri-la, certifique-se que a panela também esteja fria. Uma dica legal é coloca-la debaixo d’água para acelerar esse resfriamento! 

Recomendadas
Pela Web