Dicas para diminuir quantidade de sal no seu dia a dia

Precisa diminuir o sal no preparo dos pratos? Confira truques que oferecem muito mais sabor e saúde à sua comida!

Reduza o sal em seu prato e dê lugar a mais saúde e criatividade

Dizem que o sal existe há mais de 5 mil anos e já indicou até o nível social das pessoas. Hoje em dia, ele virou ingrediente constante na nossa culinária — e nós, brasileiros, somos um dos povos que mais utilizam a iguaria.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Indicado apenas para acertar o sabor dos pratos, ele deve ser inserido apenas ao fim dos preparos, como forma de ressaltar os sabores que ficaram escondidos entre tantos elementos. Por isso, seguem dicas de outros ingredientes que podem ajudá-lo a reduzir a quantidade de sal na sua comida. E lembre-se: utilize estes ingredientes ao longo do preparo da refeição e só apele para o sal se o sabor não estiver acentuado como deseja.

Aipo: está entre a lista de ingredientes que ajudam a salgar a comida e a reduzir a quantidade de sal em seus preparos. O aipo pode ser usado em sua forma natural — ótimo para saladas e pratos quentes — ou em pó, encontrado facilmente em mercados e lojas de artigos culinários. Além disso, você pode encontrar o sal de aipo, uma mistura de suas sementes desidratadas com sal, que faz diferença pela porcentagem reduzida de sódio.

Nabo e rabanete: utilizados especialmente em saladas, fatiados, em cubinhos ou ralados, também dão um sabor acentuado a preparos quentes, diminuindo a quantidade de sal necessária. Ficam deliciosos em refogados e sopas que, por conta de sua presença, têm seus valores totais de sódio reduzidos.

Condimentos e ervas aromáticas: muitos condimentos e ervas aromáticas comuns na nossa culinária podem ser utilizados com o objetivo de reduzir (ou substituir) o sal. Alguns deles são açafrão (ou cúrcuma), alfavaca, erva-doce, canela, cebolinha, cominho, cravo, estragão, gengibre, hortelã, louro, noz-moscada, orégano, páprica, pimentas, pimentões, sálvia, tomilho e urucum.

Curry: este é um tempero que deveria ser mais explorado. É o resultado da união de várias ervas e condimentos que dão sabor e possuem muitas propriedades que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Adicione um pouco de curry ao seu arroz e veja a quantidade de sal utilizado ser bastante reduzida. Mas ele também serve para temperar peixes, carnes, sopas…

Mostarda: pode parecer estranho, mas a mostarda é uma boa forma de substituir o sal ao temperar carnes, molhos, sopas e saladas. No entanto, cuidado com as opções industrializadas e opte, sempre que possível, pelas do tio Dijon. Você vai sentir logo o sabor maravilhoso que a mostarda dá aos preparos — e não só à pizza!

Shoyu: o molho de soja é bastante conhecido dos brasileiros! Muito utilizado na culinária oriental, ele serve para salgar pratos variados, desde macarrão e peixes até saladas e carnes. Fuja dele caso queira evitar quantidades consideráveis de sódio, mas explore todas as opções que esse tempero dá para variar sabores tradicionais e sair um pouco da rotina!

Namplá (nam pla): apesar de pouco conhecido pelo público brasileiro, o namplá é uma alternativa muito eficaz na hora de substituir o sal. Nada mais é do que um molho de peixe e apresenta grandes benefícios nutricionais. Calma! O namplá é pouco comum, mas não é tão difícil de ser encontrado: existe em alguns supermercados e casas especializadas em comida oriental (especialmente, tailandesa e vietnamita).

Azeitonas e palmitos em conserva: são ingredientes que, quando encontrados em conserva apenas de água e sal (fiquem atentos aos rótulos dos produtos para saber acerca desses detalhes), ajudam a salgar qualquer prato, frio ou quente. Eles também acrescentam sabor espetacular em vários tipos de preparo.

Além dessas dicas, vale ficar atento aos diferentes tipos de sal que encontramos no mercado. Ótimas opções para aqueles que desejam ficar mais saudáveis e variar no paladar são a flor de sal, o sal marinho, sal rosa, sal negro, sal do Havaí, sal defumado, sal de ervas, sal kosher e o (nosso melhor amigo do churrasco) sal grosso.

Recomendadas
Pela Web