Dicas de como substituir ingredientes em suas receitas

Entendendo a dificuldade de substituir ingredientes, elaboramos uma listinha de dicas de como realizar alterações no preparo de um prato sem alterar seu sabor ou textura.

Substituir ingredientes em receitas não é fácil, mas tudo ficará mais simples com estas dicas.

Seja por algum tipo de alergia ou intolerância a determinada substância, seja porque “tinha, mas acabou”, vira e mexe precisamos substituir algum ingrediente em receitas. E essa não é uma tarefa fácil. Entendendo a dificuldade da questão, elaboramos uma listinha de dicas de como realizar alterações no preparo de um prato sem alterar seu sabor ou textura. Deem uma olhada e, caso saibam de outras substituições possíveis, não deixem de nos contar nos comentários!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Leite de vaca: Quem sofre de intolerância à lactose sabe o quanto é difícil comprar produtos industrializados que não contenham a substância. É muito complicado também preparar alimentos em casa que não exijam leite de vaca. Por isso é importante saber executar alterações sem que ocorram perdas de sabor ou modificação na textura do resultado final.
O leite de coco é uma ótima possibilidade, neste caso. Ele acrescenta cremosidade aos preparos, mas não é recomendado para receitas salgadas — devido ao sabor marcante do coco, a não ser que a receita o peça. Para cada xícara de leite de vaca, coloque uma xícara de leite de coco com 1/3 de água.
Outras opções incluem os leites vegetais (aveia, amêndoas, arroz, inhame etc). O de amêndoas, por exemplo, tem sabor menos marcante que o leite de coco e dá o mesmo efeito. Nesse caso, acrescente ¼ de xícara de água a cada xícara de leite vegetal.
Quando se trata de bolos e tortas, sucos de frutas podem resolver bem o problema. E o indicado é usar a mesma medida pedida de leite.

Manteiga: A manteiga é utilizada exclusivamente para dar gordura à massa, mas essa não é uma função muito complicada de se conseguir. Óleos e cremes vegetais dão o mesmo efeito e, em algumas vezes, são bem mais saudáveis que o laticínio. Então, para cada colher de sopa de manteiga, use uma colher e meia de óleo vegetal.

Iogurte: Além das opções de iogurtes de soja ou sem lactose destinadas aos intolerantes à proteína do leite, a união de leite de aveia com limão pode ser um ótimo substituto. E basta bater ½ xícara de aveia em flocos com 300 ml de água quente e coar logo em seguida. Depois é só misturar o suco de um limão pequeno (ou meio limão grande) e está pronto! A textura não fica exatamente igual, mas quebra um galhão!

Ovos: Estes são os ingredientes mais complexos na hora da substituição. Os ovos são responsáveis por alguns efeitos em um bolo, e em receitas que exigem mais de um a dois ovos, a substituição não é possível. Na verdade, a alteração não deve ser feita caso os ovos correspondam a grande parte do total de ingredientes da massa.
A melhor opção na hora de realizar essa alteração é substituir um ovo por uma colher e meia (sopa) de água, mais uma colher e meia (chá) de óleo, mais uma colher (chá) de fermento químico em pó.

Creme de leite: Se você precisa de creme de leite em uma receita, mas por algum motivo não tem, uma boa substituição é o creme de soja. No entanto, esse creme tem sabor acentuado e pode alterar o paladar da receita. Ele, então, é indicado em pratos que contenham outros produtos de sabor marcante. O chantilly vegetal também fica ótimo! Já se a receita pedir creme de leite fresco (e você não tiver nenhuma restrição à lactose), faça uma mistura de 1/3 de xícara de manteiga com ¾ de xícara de leite integral, e utilize-a para cada xícara de creme de leite pedida.

Farinha de trigo: Esta é uma alteração mais complicada. A farinha é usada para dar estrutura às massas, e o glúten contido nela, maciez e umidade a bolos e tortas, e elasticidade a massas de pães e pizzas. Porém, os intolerantes (ou os que preferem evitar o glúten) podem procurar por farinhas sem glúten (como é o caso das farinhas de arroz, milho, quinoa, amêndoas e outras) ou uma combinação delas. Encontre a que mais te agrada e faça suas receitas perfeitas para você!

Recomendadas
Pela Web