Dicas de alimentos que aceleram o gasto calórico do corpo, os termogênicos

Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e exigem mais energia do corpo para serem digeridos, auxiliando no emagrecimento.

Para quem se preocupa com o peso, os alimentos termogênicos são fundamentais, pois auxiliam a melhora da atividade metabólica e no emagrecimento.

Um número enorme de pessoas se preocupa diariamente com a alimentação, principalmente quando o assunto é a perda de peso. E essa não é uma tarefa fácil, ainda mais com a vida corrida que levamos. Mas existem alguns alimentos que ajudam no processo de emagrecimento. São os alimentos termogênicos, que aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e exigem mais energia do corpo para serem digeridos. Seguem alguns deles.

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Pimenta vermelha: Este tipo de pimenta favorece a quebra de gordura nos tecidos adiposos do nosso corpo e aumenta consideravelmente nossa atividade metabólica. O ideal é que sejam consumidos 3 g de pimenta por dia para que os resultados sejam satisfatórios. Mas um alerta: evite a ingestão dela à noite, pois a qualidade do seu sono pode ser afetada.

Óleo de coco: Apesar de sua fácil digestão, o óleo de coco é considerado termogênico. Isso acontece por uma outra característica que ele apresenta: suas moléculas são rapidamente transformadas em energia, o que aumenta a taxa de funcionamento do corpo, proporcionando grande gasto calórico. Além disso, esse óleo é ótimo para dar uma força na imunidade, prevenindo algumas doenças.

Chá verde: Este é um chá diurético, que favorece a perda de líquido retido no corpo. Mas não é isso que faz dele termogênico. Ele é considerado um “gerador de emagrecimento” pois estimula a transformação de gordura em energia. Segundo alguns estudos, cinco xícaras de chá verde por dia, durante um período de três meses, fazem milagres na balança! Mas, assim como a pimenta vermelha, é melhor não ser consumido no período da noite, pois ele pode nos deixar um pouquinho acelerados.

Gengibre: O gengibre atua de diversas formas no nosso organismo. Uma delas é dar uma força para a imunidade. Mas isso não é tudo! O gengibre pode aumentar a queima calórica em até 10%, se ingeridas duas fatias finas por dia. Só vantagem, né?

Canela: A canela, além de aumentar a atividade metabólica corporal, tem outras substâncias que promovem o emagrecimento. E também é um alimento muito versátil, que pode ser combinado a alimentos doces e salgados, crus ou cozidos, tornando qualquer refeição muito mais saborosa!

Peixes e oleaginosas: Esses alimentos contêm ômega 3, substância que aumenta bastante a atividade metabólica do organismo. Além disso, eles promovem uma comunicação mais adequada das células corpóreas e reduz a retenção de líquidos. Uma beleza, né?

Cafeína: A cafeína é uma substância muito amiga da perda de peso. Além de termogênico, ela aumenta nossa disposição e energia, colaborando (e muito!) para a melhora do desempenho esportivo. Mas, a não ser que treine bem tarde, não consuma alimentos cafeinados antes de dormir.

Água gelada: A água, independentemente de ser considerada um termogênico, deve ser consumida em quantidade adequada para que nosso corpo funcione. Essa quantidade é de, pelo menos, oito copos por dia. No entanto, quando ingerida gelada, ela promove o gasto calórico pois obriga o corpo a elevar sua temperatura ao ponto de cerca de 36º C. Mas os resultados são sensíveis.

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