Como calcular a quantidade de comida por pessoa

Como calcular a quantidade de comida por pessoa: confira as dicas do TudoGostoso

 

Como calcular a quantidade de comida por pessoa: confira as dicas

Como calcular a quantidade de comida por pessoa: confira as dicas

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à quantidade de comida fazer por pessoa, seja em um evento grande ou um almoço para cinco amigos. E essas questões são muito compreensíveis. Realmente não é fácil fazer esse cálculo, até mesmo para os cozinheiros mais experientes. Mas, calma, nós temos algumas dicas de como transformar essa tarefa em algo mais simples e menos cansativo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em primeiro lugar, você precisa ter algumas informações.

Algumas comidas satisfazem mais que outras. Pratos ricos em carboidratos e proteínas, por exemplo, satisfarão mais do que um prato de salada.

A capacidade de se empanturrar de uma pessoa será a mesma em uma festa grande ou em um almocinho de família.

A variedade de pratos que você oferecerá pode impactar na quantidade final de cada prato. Ou seja, a quantidade de carne em um churrasco em que só haverá carne deve ser bem maior que em um churrasco em que é servido um almoço com arroz, molho à campanha e farofa.

Pense no tipo de evento que fará. Em festas grandes, onde serão servidas bebidas e a música rolará solta (como um casamento), as pessoas tendem a comer menos do que quando estão sentadas, batendo papo em volta de uma mesa.

E as bebidas? Para as bebidas, sempre pense em de dois a três copos de vidro por pessoa e, em caso de serem copos de plástico, de quatro a cinco.

Além dessas informações valiosas, algumas questões precisam ser avaliadas.

Antes de tudo, você precisa saber quanto tem para gastar em seu evento — “evento”, aqui, quer dizer qualquer tipo de reunião em que será servida comida. Uma boa forma de quantificar a verba por pessoa é dividir o total disponível para comida e dividir pelo número de convidados. Essa noção lhe trará a segurança para saber que ingredientes podem ser utilizados, que marcas comprar, que pratos servir.
Para calcular as porções, veja o rendimento da receita escolhida e multiplique pelo número de pessoas convidadas. Isso cabe no seu orçamento? Perfeito! Não cabe? Vamos repensar o menu. Se a receita não tiver a informação de rendimento, aproveite a oportunidade e cozinhe! Sirva em porções do tamanho correspondente ao que será servido e… voilá!

Você deve saber com certa antecedência o que vai servir. Uma vez que a verba foi estipulada, a tarefa de definir o cardápio fica bem mais simples.

Trabalhe com médias. Obviamente, algumas pessoas comem mais que outras. Enquanto uma come apenas uma vez, outras repetem duas, três vezes. Mas essa informação não é importante, pois você precisa fazer seus cálculos baseado em médias. Qual a média que uma pessoa da sua lista de convidados come?

Homens comem mais que mulheres? Segundo o que sabemos, sim. Mas isso também não fará diferença na hora dos cálculos, já que, como falamos acima, você pensará em pratos individuais médios, entre a quantidade de um homem e a de uma mulher.

Seu evento contará com apenas um prato principal ou serão servidas entradas e sobremesa? Pode parecer bobeira, mas em um jantar com outros pratos, as pessoas comerão menos do prato principal. E isso faz toda a diferença.

Para começar, as informações desta matéria são mais que suficientes! Mas é lógico que ninguém entende mais da sua festa que você mesmo, então use de bom-senso, pense nos convidados e não se preocupe com a precisão! Ninguém consegue calcular tudo isso sem uma certa margem de erro. Então não esqueça de colocar sempre um pouquinho a mais de comida na lista, afinal, imprevistos acontecem!

De qualquer forma, dê uma olhada na listinha que preparamos com alimentos específicos e suas quantidades por pessoa, ela pode (e vai) ajudar muito no seu dia a dia.

Arroz – 50 g por pessoa (cru)
Massas – 150 a 200 g por pessoa
Queijos – 150 g por pessoa
Camarão – 70 g por pessoa
Carne e peixes – 200 g por pessoa
Churrasco – 300 g por pessoa
Docinhos – 5 a 6 por pessoa
Bolo – 100 a 150 g por pessoa
Sorvete – 1 kg = 20 bolas (uma bola por pessoa)
Canapés – 4 ou 5 por pessoa
Salgadinhos – 6 a 8 por pessoa, em caso de haver um jantar completo; se servidos apenas com o coquetel, 12 a 15 por pessoa
Sanduíches – 1 metro de sanduíche serve 6 pessoas
Mini sanduíches: 5 ou 6 por pessoa

Recomendadas
Pela Web