Benefícios do consumo de bacalhau em nossa saúde

Presença certa na Semana Santa e no Natal e de fácil digestão, o bacalhau é muito versátil, compondo muito bem saladas e pratos quentes.

As propriedades do bacalhau impactam de forma positiva a nossa saúde.

Muito tradicional na culinária portuguesa, o bacalhau é um peixe leve, pouco calórico, recheado de nutrientes e de fácil digestão. Presença certa na Semana Santa e no Natal, o peixe é muito versátil, compondo muito bem saladas e pratos quentes. Ele é mais comumente encontrado seco e salgado, mas também é possível comprar o peixe dessalgado, hidratado e congelado. No entanto, a versão desidratada apresenta vantagens. O processo de secagem é completamente natural, sem a inclusão de produtos químicos, o que preserva todas as propriedades naturais do alimento. E são muitas as razões pelas quais consumir o bacalhau. Quer saber mais? Continue lendo.

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Assim como a maioria absoluta dos peixes, o bacalhau tem fácil digestão, com grande quantidade de proteínas, potássio, iodo, ferro, cálcio e outros minerais, bem como de vitaminas A, D, E e as do complexo B.

A vitamina A, por exemplo, é boa para os olhos, pois previne doenças oftalmológicas e a degeneração macular (perda de visão em longo prazo, mais comum entre os idosos). Já a vitamina B3 atua na remoção de toxinas do nosso corpo e auxilia a produção de alguns hormônios importantes. A vitamina E é importantíssima para prevenir o envelhecimento celular devido às suas propriedades antioxidantes. A D, por sua vez, aumenta consideravelmente a absorção de cálcio pelo organismo, o que contribui para a boa saúde dos ossos — e saiba que a vitamina D é rara em alimentos.

O peixe também é uma ótima fonte de ômega-3, que atua diretamente na melhora do sistema imunológico e protege o sistema cardiovascular, tendo em vista que evita o acúmulo de gorduras nas artérias.

O alto teor de proteínas contidas no pescado também representa uma grande vantagem para o consumo de sua carne. Proteínas geram energia no organismo, nos dando mais disposição e reduzindo a sensação de cansaço. Proteínas também dão aquela força para o sistema imunológico. E fique ligado, o bacalhau desidratado apresenta mais proteínas que o fresco.

Atenção: pessoas que sofrem de hipertensão devem evitar a ingestão de grandes quantidades de bacalhau. O peixe é riquíssimo em sódio, característica que pode prejudicar o bom funcionamento do organismo dessas pessoas.

Outra questão importante é o modo de preparo do pescado. A adição de certos produtos industrializados, como maionese, creme de leite e outros, pode alterar os valores nutricionais do peixe. Uma boa forma de consumi-lo é a tradicional , cozido no forno com batata, couve e azeitonas.

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