Alimentos a serem evitados à noite

Sabia que, mesmo saudável, alguns alimentos não podem ser consumidos à noite? Vem ver!

Algumas bebidas, como o café, devem ser evitadas à noite. Confira outros alimentos que podem prejudicar seu sono!

Uma alimentação saudável não depende apenas dos tipos de alimentos que ingerimos, mas também dos horários que escolhemos para ingeri-los. Cereais, por exemplo, são ótimos para nossa saúde por várias razões, mas se forem ingeridos logo antes de dormir, podem causar insônia e desconforto.

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Alimentos bons para o período da noite são aqueles leves, que levam pouco tempo para serem digeridos e não geram produção de energia por parte do organismo. Comidas muito pesadas exigem que seu corpo trabalhe na digestão durante a noite, impedindo o descanso a que é destinado esse período.

Mas não se preocupe! Para saber melhor o que comer à noite, principalmente se você deseja emagrecer ou tem problemas do sono, listamos alguns alimentos que devem ser evitados à noite. E nunca se esqueça que o ideal é fazer sua última refeição aproximadamente 2 ou 3 horas antes de deitar para dormir.

Carne vermelha: A carne vermelha entra nesta lista por conter duas substâncias que prejudicam o sono, proteínas e gordura. Por se tratar de duas substâncias de difícil digestão, nosso corpo é sobrecarregado de tarefas a serem realizadas durante o período da noite. Por isso, podem haver cãibras, refluxo e outros desconfortos estomacais. Portanto, vamos deixar a churrascaria para a hora do almoço, combinado?

Bebidas cafeinadas: A não ser que precise terminar um trabalho ou cumprir um prazo, tomar um cafezinho às 21h é uma péssima ideia. Todos sabemos que a cafeína é uma substância que serve para dar energia e disposição ao nosso corpo, e isso não combina com a hora de dormir. O que poucos de nós sabem é que a cafeína leva de 8 a 10 horas para ser eliminada do corpo, portanto, procure tomar café, refrigerantes, chás cafeinados e energéticos pela manhã ou no início da tarde. A mesma regra é válida para alimentos com sabor de café; podem parecer inofensivos, mas você sofrerá as consequências ao longo da noite. Nesse período, opte por chás leves, à base de ervas que melhorarão a qualidade do seu sono.

Chocolate: O chocolate é conhecido por suas substâncias que promovem bem-estar e energia. Exatamente por isso, a sensação de excitação que o doce nos desperta pode prejudicar muito a qualidade do nosso sono. Essas substâncias nos dão ânimo, nos despertando, estimulando atividades físicas e dispensando a necessidade de descanso.

Além disso, o chocolate contém cafeína — e algumas marcas apresentam em uma única barra a quantidade de cafeína de dois energéticos. Portanto, se você não tomaria um energético para dormir, elimine também o consumo de chocolate!

Bebidas alcoólicas: Com certeza, a maioria das pessoas acha muito tentador tomar uma dose de alguma bebida alcoólica antes de dormir. E isso até faz um pouco de sentido, já que o álcool nos proporciona relaxamento. E num primeiro momento, essa atitude vai resolver. De fato, você cairá no sono com mais facilidade. Porém, a ingestão de bebidas alcoólicas interromperá estágios importantes e fará pausas em seu sono e lhe dará sonhos bem loucos! Somada a isso, está a possibilidade de você acordar de ressaca e sentindo-se ainda mais cansado. Portanto, repense aquela dose da sua bebida preferida à noite!

Comidas apimentadas: Primeiro de tudo, temos que ter em mente que alimentos apimentados e condimentados são os campeões em causar azias, e essas azias aumentam consideravelmente se você se deitar logo após comer aquele molho de pimenta que você adora. Mas estudos apontam que comidas apimentadas aumentam a nossa temperatura corporal, o que confunde nosso corpo, já que nossa temperatura tende a cair quando entramos em estado de repouso. Então passamos a demorar mais para pegar no sono e temos uma redução do tempo de descanso.

Alimentos gordurosos: Os alimentos muito gordurosos, logo de cara, já nos dão aquela sensação desagradável de peso que naturalmente prejudica o sono. Além disso, uma dieta rica em gordura, principalmente à noite, desregula o nosso ciclo de sono, de modo que tenhamos mais sono durante o dia, como relatam pessoas com quadros de obesidade. Então, se você é uma pessoa que tem costume de jantar pizzas e hambúrgueres, fique sabendo que além do seu coração, você também está prejudicando seu descanso.

Água: Tomou um susto com esse item? Pois é, mas embora o grande consumo de água seja importantíssimo para o bom funcionamento do organismo, recomenda-se que evitemos a ingestão do líquido entre 2 e 3 horas antes de dormir. O mesmo vale para alimentos com grande quantidade de água, como melancia, melão, sorvetes etc. Isso, obviamente, vai reduzir suas visitinhas noturnas ao banheiro e aumentarão a qualidade do seu sono.

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