8 motivos para incluir chás em sua rotina

Um chazinho no outono e no inverno tem seu valor. Mas, muito mais do que apenas aquecer, os chás possuem benefícios incríveis para a saúde física e mental. Confira!

Chás: opções leves, saudáveis e deliciosas para o outono

O chá merece um lugarzinho especial na sua rotina, porque além de ser uma bebida de sabores deliciosos, ele ainda pode trazer benefícios a sua saúde e ao seu bem estar. Tire um tempo pra tomar um chazinho e você verá que é uma verdadeira terapia no seu dia. Veja 8 motivos para incluir os chás no seu dia a dia.

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1. Diminui o colesterol – As propriedades terapêuticas do chá começam na ajuda ao combate ao colesterol ruim (LDL) e com o aumento do nível de colesterol bom (HDL).  A infusão de ervas pode ser um grande aliado para diminuir a quantidade de colesterol no sangue. 

2. Ajuda  a emagrecer – Para quem quer se manter em forma ou redefinir a silhueta, toda ajuda é bem vinda. O chá verde e o chá de abacaxi auxiliam na eliminação de gordura e podem ser considerados ótimas maneiras para complementar a sua dieta de maneira prática, fácil e gostosa. 

3. Possui características antioxidantes – Todos os tipos de chá possuem substâncias antioxidantes, importantes na eliminação de radicais livres. Essas substâncias reparam o nosso organismo e protegem do envelhecimento precoce. Algumas opções são: chá verde, chá de alecrim e chá de hortelã.

4. Estimula o cérebro –  A ingestão de pequenas quantidades de chá promove o fluxo de sangue no cérebro, favorecendo, assim, o desempenho cerebral. Eles promovem melhorias na memória e aumento da concentração, ótimo para aquelas horas de estudo ou para manter o foco no trabalho.

5. Ajuda na digestão – Existem ervas que melhoram a digestão, acelerando o metabolismo. Uma dica é tomar 1 xícara de chá meia hora depois das refeições. Anote aqueles que podem te ajudar nesse processo: chá preto, chá verde, boldo, carqueja, etc.

6. Melhora o humor – Em dias de estresse, nada melhor do que parar um pouco e tomar uma xícara do seu chá favorito. Em especial o chá verde, que aumenta a liberação de serotonina e traz sensação de bem-estar, deixando o mau humor de lado.

7. Acalma – Beber uma xícara de chá diminui a ansiedade e pode te trazer sensação de calma e aconchego. A opção mais conhecida para isso é o chá de camomila, mas você também pode optar pelo chá de erva-cidreira e chá de hortelã, que possuem efeitos semelhantes. Muito eficientes para noites de insônia, eles relaxam e te ajudam a ter uma boa noite de sono.

8. É uma delícia e super versátil –  Quente, frio, puro, com limão, com açúcar, com mel, no verão, no inverno. O chá é uma bebida muito versátil, há várias combinações para agradar o paladar de todo mundo. Pode ser bebido em qualquer situação, de manhã, antes de dormir, ou até no clássico inglês: o chá da tarde. Escolha o seu preferido e se delicie.

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