6 bebidas que substituem muito bem o café

O café é uma bebida deliciosa, mas que pode nos trazer efeitos nocivos; por isso, outras bebidas podem ser a solução para você diminuir a ingestão de cafeína.

Muitas bebidas nos fornecem energia, substituindo o café, uma delas é o chá verde.

Muitas são as razões para reduzir a ingestão de café no seu dia a dia. A cafeína é uma substância que nos deixa em estado de alerta e aumenta nossa capacidade intelectual, nos deixando mais ativos ao longo do dia (ou da noite, em alguns casos). Mas a substância apresenta uma série de efeitos negativos para nossa saúde, alguns deles, exatamente contrários aos que desejamos. Dependência, desidratação, queda brusca de energia pós-café, taquicardia e problemas estomacais estão entre aqueles que nos prejudicam.
Por outro lado, a falta da cafeína pode nos trazer dores de cabeça, falta de disposição e dificuldade de concentração.
Por isso, listamos algumas bebidas que podem te ajudar a reduzir a ingestão de cafeína e minimizar os efeitos da abstinência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chá verde: O chá verde é uma ótima opção para começar o dia com um pouco de estímulo, mas com menos cafeína do que existe no café. Um copo de chá verde pela manhã vai te dar a energia que você precisa sem aqueles tremores típicos de quando tomamos muito café ao acordar. Além disso, o chá verde é um poderoso antioxidante, ajuda a prevenir uma série de doenças e é diurético, o que reduz a retenção de líquidos e o inchaço.

Chá de hortelã: Com as mesmas propriedades do chá verde, o chá de hortelã também é uma ótima alternativa ao café. Ele nos fornece energia e, ainda, melhora as funções digestivas, melhorando a absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos. Além disso, é uma bebida muito refrescante, ainda que consumida quente.

 Chai: O chai é uma bebida indiana, feita com chá preto, leite e especiarias. Entre elas, está o gengibre (ótimo para a imunidade), a canela e o cardamomo. Apesar de ser uma bebida calmante, o chai nos dá a energia necessária para um dia ativo sem os efeitos colaterais do café. Se quiser saber como é o preparo desse chá, entre aqui

Água com limão: O limão é muito indicado na hora que a gente precisa daquela forcinha. Isso ocorre devido à capacidade do limão de nos dar energia e acelerar nossa atividade mental. Portanto, se o café não for suficiente para dar um levante no dia, tome um copo de água gelada com algumas gotinhas de limão e tudo se resolverá! Caso prefira, corte umas rodelas de limão e coloque dentro de uma garrafa com água. Assim, você terá água saborizada e muita energia o dia todo!

Suco de romã: O suco de romã, além de ser delicioso, é um ótimo energético. Como se isso não bastasse, também melhora e previne doenças gástricas, ajuda a saúde do coração, previne o câncer e deixa nossos dentes mais saudáveis. Além disso tudo, o suco de romã pode ser facilmente misturado a outros ingredientes, gerando bebidas ainda mais gostosas!

Suco de ameixa: O suco de ameixa é uma bebida que deixa o café no chinelo! Ele controla as substâncias que nos fornecem energia, presentes em nosso organismo. No entanto, o sabor desse suco é um pouco forte e pode não agradar. Para isso, basta diluir em um pouco mais de água, suco de maçã ou um smoothie da sua preferência.

Recomendadas
Pela Web