10 dicas para você arrasar na cozinha

Algumas dicas simples podem garantir o sucesso dos seus pratos e deixar suas aventuras culinárias mais práticas e fáceis.

As dicas dadas nesta matéria ajudam você a preparar carnes suculentas e muito sabororsas.

A cozinha pode representar um mundo de mistérios para quem está começando, mas de vez em quando os mais experientes também se pegam com algumas dúvidas. E essas dúvidas são compreensíveis, já que cozinhar pode ser uma caixinha de surpresas.
No entanto, algumas dicas podem facilitar a sua vida e ajudá-lo a arrasar sempre que quiser e precisar preparar um prato, do mais simples ao mais elaborado.
Sem mais delongas, vamos às dicas!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Arroz macio e soltinho: Para fazer um arroz bem macio e soltinho, utilize água quente, pois a água fria retarda o tempo de cozimento dos grãos e o choque térmico pode deixá-los bem firmes. Além disso, pingue algumas gotinhas de suco de limão para garantir um arroz ainda mais fofo.

Para a água do arroz não transbordar: Para que a água não vaze da panela de arroz quando começar a ferver, adicione um pouquinho de manteiga na hora do cozimento.

Feijão delicioso: Para garantir que seu feijão cozinhe perfeitamente e fique com grãos macios, adicione o sal apenas ao fim do cozimento. Se quiser reduzir o tempo de cozimento, ferva os grãos em bastante água por cinco minutos, em seguida descarte essa água e leve ao cozimento normalmente. Esse processo garantirá a cor e a textura dos grãos de feijão.

Para engrossar o caldo do feijão: Ninguém gosta de comer feijão com caldo ralo, não é? Para que isso não aconteça, reserve uma concha do feijão, amasse bem os grãos e devolva a mistura à panela, deixando no fogo por mais alguns minutos.

Bifes suculentos: Para que seus bifes fiquem sempre suculentos, frite-os em fogo alto para selar a carne (cozinhar por fora) e preservas os sucos da carne dentro dela. Deixe o tempo necessário para atingir o ponto desejado.

Carne de panela macia: Amaciar carnes que serão preparadas na panela é uma tarefa bem fácil se você adicionar uma colher (café) de fermento em pó na hora do cozimento. Além disso, para qualquer carne, independentemente de sua forma de preparo, adicione sal apenas ao fim do preparo. O sal faz com que as carnes percam líquidos e fiquem mais secas e duras.

Frango perfeito: Para que a carne não fique com aquele cheiro forte característico, lave os pedaços de frango em água corrente, passe vinagre ou suco de limão e enxágue novamente sob água corrente.
Caso vá preparar o frango no forno, passe manteiga em toda a carne para evitar que ela fique seca e dura.

Macarrão no ponto: Primeiro de tudo, não confie na indicação de tempo de cozimento da embalagem e vá experimentando a massa ao longo do tempo de preparo. Mexer com um garfo logo que jogar a massa na água fervendo também ajuda a soltá-la. Repita o processo algumas vezes enquanto a panela estiver no fogo.
Quando o macarrão estiver no ponto desejado (geralmente, al dente — macio, mas resistente), escorra a água imediatamente e jogo o molho logo em seguida.

Omelete fofinho: Para que seu omelete fique fofinho, bata claras e gemas separadamente, unindo-as até que formem um líquido homogêneo, ao final. Ao colocar a mistura na frigideira, vá empurrando as bordas do omelete para o centro da frigideira até que ela fique mais firme. Depois, deixe-a fritar até que fique moreninha.

Vegetais coloridos: Para manter as cores e a crocância dos vegetais, cozinhe-os no vapor. Além de manter a aparência do alimento, seus nutrientes serão preservados.

Recomendadas
Pela Web