Saiba tudo sobre o polvilho

Vem descobrir tudo sobre o polvilho com o TudoGostoso!

shutterstock_451916512

Esse alimento é muito utilizado na culinária brasileira, sendo utilizado no preparo de bolos, biscoitos e no famoso e adorado pão de queijo! Existem dois tipos de polvilho que podem deixar muita gente confusa, o polvilho doce e o azedo. Quer saber mais? Então vem descobrir tudo sobre esse alimento com o TudoGostoso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é o polvilho?

O polvilho, também conhecido como goma ou fécula de mandioca é um alimento, justamente, extraído da mandioca. O polvilho carrega consigo todos os benefícios dessa raiz, ele é rico em carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. Saiba também que ele não contém glúten e pode ser utilizado na sua dieta sem maiores preocupações!

Diferença entre o polvilho doce e azedo

O polvilho é diferenciado de acordo com o teor de acidez de cada um, sendo assim ele será classificado como polvilho doce ou polvilho azedo. O polvilho doce é oriundo da mandioca e é obtido através do processo de amassar a mandioca até se obter uma goma à base de amido. posteriormente essa goma é moída e desidratada até virar um pó.

Já o polvilho azedo, também é obtido através  do processo de amassar a mandioca até virar goma, só que aqui, ele  sofre um processo de fermentação após a etapa de amassar a fécula e antes da secagem e moagem. Essa fermentação leva alguns dias, o que fornece o seu sabor azedo. Depois, o polvilho será triturado e transformado naquele pó branco que conhecemos.

shutterstock_280023803

Agora que você já sabe tudo sobre o polvilho, que tal aprender algumas receitas com esse alimento?

Use polvilho doce ou azedo no seu pão de queijo

Muita gente tem dúvidas sobre qual polvilho usar na preparação do pão de queijo. Pois saiba que qualquer um dos dois podem ser usados! A diferença é que com o polvilho doce seu pão de queijo ficará com a massa mais massudo, redondinho e com sabor mais suave. Já quando você utiliza polvilho azedo, o pão de queijo fica com textura mais aerada e com sabor, não ficam tão redondos e o sabor azedo fica mais acentuado. Ficou com vontade de saborear um pão de queijo quentinho? Então confira a receita completa de pão de queijo aqui.

Biscoito de polvilho é super gostosos e agrada todo mundo

Biscoito de polvilho é um clássico que você precisa aprender a fazer!  Você vai precisar apenas de polvilho azedo, leite, óleo, ovos e sal. Super fácil e prático de preparar, esses biscoitos agradam todo mundo. Confira o nosso vídeo e descubra o passo a passo para um lanche maravilhoso. Você vai ver que é impossível comer um só!

shutterstock_89511931

Bolo de polvilho é ideal para o lanche da tarde

Você também pode fazer um delicioso bolo com polvilho! Para fazer essa delícia você via precisar de 1 xícara (chá) de margarina, 3 ovo, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de polvilho doce, 2 xícaras (chá) farinha de trigo, 1 colher (sopa) fermento em pó e 1 xícara (chá) de leite. Bata as claras em neve bem firmes, depois separadamente, bata a margarina, as gemas e o açúcar, até ficar esbranquiçado. Coloque então aos poucos e alternadamente, sempre batendo, o leite, a farinha, o polvilho e o fermento, até misturar bem. Depois é só assar em forno médio por cerca de 30 minutos e está pronto um bolo super gostoso para o seu lanche da tarde!

Recomendadas
Pela Web