Saiba tudo sobre alimentos probióticos

Se você já ouviu falar em alimentos probióticos, mas não faz ideia do que eles são, precisa dar uma olhada nessa matéria! Nós vamos te explicar tudo sobre esses alimentos que trazem diversos benefícios à nossa saúde.

Alimentos probióticos

Os alimentos probióticos podem trazer muitos benefícios para a sua saúde

Os alimentos probióticos são aqueles que possuem em sua composição microrganismos vivos como bactérias e fungos. Mas não precisa se preocupar, esses microrganismos não fazem mal algum, muito pelo contrário, eles podem trazer diversos benefícios à saúde, principalmente à flora intestinal. O termo probiótico vem do grego e significa “pró-vida”, portanto esses alimentos só podem fazer bem ao nosso corpo. Essas substâncias estão naturalmente presentes no nosso organismo, com mais de 500 bactérias que ainda auxiliam no processo de digestão.

O que os probióticos podem fazer pela sua saúde?

Agora que você já sabe o que é um alimento probiótico, vem descobrir quais os benefícios que eles podem trazer à sua saúde.

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Probióticos são ótimos reguladores da flora intestinal

Como já falamos aqui, o principal benefício dos probióticos é melhorar a saúde do intestino. Além de regular a flora, eles evitam doenças intestinais como síndrome do intestino irritável, doença de Chron, inflamação intestinal e colite. Eles ainda facilitam a digestão e diminuem a azia.

Aumente a absorção de nutrientes com esses alimentos

Esses microrganismos são capazes de aumentar a absorção de alguns nutrientes no nosso organismo, como vitamina B e metionina (responsável por tratar doenças no fígado). Os probióticos também auxiliam na absorção e fixação de ferro, cálcio e outros minerais.

Fortaleça o seu sistema imunológico

Alimentos probióticos ainda aumentam a produção de macrófagos, que são células de defesa do organismo. Sendo assim eles são ótimos no combate e prevenção de doenças como câncer, candidíase, hemorroidas e infecção urinária.

Iogurte

Iogurtes e leites fermentados são exemplos de alimentos probióticos

Os principais alimentos probióticos

Embora existam opções de suplementos probióticos no mercado, a melhor maneira de aproveitar os benefícios desses microrganismos é incluir alimentos probióticos em sua alimentação. Portanto, dê uma olhada nessa lista com alguns alimentos que irão fazer a diferença na sua dieta.

Iogurte – Um dos alimentos que mais contém probióticos certamente é o iogurte. É uma ótima opção de lanche rápido e saudável a qualquer hora do dia. Para deixar o seu iogurte ainda mais nutritivo, experimente adicionar um pouco de granola, chia ou linhaça. É uma maravilha para o bom funcionamento do seu intestino.

Chucrute – Esse alimento super importante na culinária alemã, é obtido através da fermentação do repolho e é uma importante fonte de probióticos, além de conter vitamina A, C e E. Você pode fazer uma conserva de picles e incrementar saladas, sanduíches e muito mais.

Missô – Esse famoso ingrediente japonês feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja é uma ótima fonte de probióticos. Aproveite para preparar a famosa sopa de missô que além de trazer benefícios, é uma delícia e contém poucas calorias.

Leite fermentado – O famoso leite fermentado que as crianças adoram também é rico em lactobacilos, que são importantes probióticos. Experimente tomar um copo no café da manhã e veja as maravilhas que ele fará para o seu organismo.

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