Sabia que dá para fazer farinha de arroz sem glúten em casa? Veja como e economize muito

A farinha de arroz é uma alternativa para massas sem glúten e, para economizar, dá para prepará-la em casa de um jeito bem prático. Aprenda a fazer com o TudoGostoso!

Já ouviu falar em farinha de arroz? Sem glúten, rica em proteínas e nutrientes, ela é uma boa opção para substituir a farinha de trigo em preparações como pães, bolos, biscoitos e massas no geral. A farinha de arroz já é comercializada pronta, mas dá para fazer a sua própria farinha em casa de um jeito muito simples e gastando pouco. Confira a receita da farinha de arroz caseira abaixo e entenda como utilizá-la no dia a dia, além dos seus benefícios.

Farinha de arroz é alternativa sem glúten para produzir pães e bolos

Qual a vantagem da farinha de arroz?

Uma das principais vantagens da farinha de arroz é que ela não contém glúten e, portanto, é permitida para pessoas celíacas, aquelas que têm alergia à proteína encontrada nos cereais como trigo, aveia e cevada, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, a farinha de arroz é rica em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e auxilia no trânsito intestinal. Vale destacar também que o arroz é um alimento nutritivo, fonte de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, ferro e manganês.

Qual a diferença da farinha de arroz para farinha de trigo?

Como dito anteriormente, a farinha de trigo contém glúten, o que pode ser um problema para as pessoas alérgicas à essa proteína e, além disso, ela não conta com a mesma quantidade de fibras do que a farinha de arroz. Os alimentos feitos com farinha de arroz também são digeridos mais rápido, porque ficam mais leves.

É importante ressaltar que no quesito textura e estrutura, nenhuma farinha sem glúten é capaz de substituir a farinha de trigo, justamente porque é o glúten responsável por desenvolver e dar elasticidade às massas que conhecemos, como a de pão e de pizza.

Como substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz?

Se você decidiu trocar substituir a farinha de trigo pela de arroz por conta dos benefícios nutricionais ou por estar evitando o consumo de glúten, saiba que é importante ter cuidado com a proporção da receita. Isso porque as quantidades de farinha nem sempre são equivalentes.

Como dito anteriormente, a farinha de arroz não tem a mesma textura da de trigo. Se você quiser obter um resultado mais próximo, é interessante preparar um mix de farinhas. A dica é: sempre que uma receita pedir uma xícara de farinha de trigo, substitua por ½ xícara de farinha de arroz + 2 colheres de sopa de fécula de batata + 1 colher de sopa de fécula de mandioca ou polvilho + ¼ colher de chá de goma xantana.

No geral, a farinha de arroz é bastante versátil e pode ser usada em receitas doces ou salgadas. Experimente usar em bolos, pães, tortas e biscoitos.

Como fazer farinha de arroz em casa?

Fazer farinha de arroz em casa é muito simples e econômico. Afinal, um quilo de arroz comum costuma ser bem mais barato do que um quilo de farinha de arroz. Também é uma verdadeira mão na roda quando é difícil encontrar farinhas diferentes na região em que você mora.

Tudo o que você precisa fazer é bater o arroz cru aos poucos no liquidificador até obter uma farinha fina. Use uma peneira para garantir a uniformidade e o que sobrar na peneira, volte para o liquidificador e moa mais um pouco.

Depois é só guardar a farinha de arroz caseira em um pote bem vedado pelo tempo indicado na embalagem do saco de arroz. Muito fácil, né? Saiba que nas receitas que levam fermento químico, é possível usar a farinha de arroz na mesma proporção descrita para a farinha de trigo.

Receitas com farinha de arroz do TudoGostoso

Pão feito com farinha de arroz fica pronto mais rápido; massa não precisa descansar

Que tal algumas receitas com farinha de arroz para você se inspirar? Veja algumas opções deliciosas:

Pão com farinha de arroz

Um pão macio e gostoso para quem não pode comer glúten! A receita fica pronta bem mais rápido do que as outras porque a massa não precisa descansar. Em 40 minutinhos está pronto o lanche da tarde!

Bolo de farinha de arroz

Quem não ama um bolo recém saído do forno com uma xícara de café? Dá para ter lanche afetivo e sem glúten com essa receita. Se quiser dar um charme a mais ao bolo, pode acrescentar algumas gotinhas de essência ou extrato de baunilha.

Quiche com farinha de arroz, espinafre e ricota

Também dá pra fazer tortas com a farinha de arroz e esse quiche é a prova disso. Nossa sugestão é o recheio de espinafre e ricota, mas você pode incrementar do jeito que quiser. Queijo e bacon também ficam deliciosos!

Nhoque de farinha de arroz, batata-doce e grão-de-bico

Nhoque sem farinha de trigo? Também temos! E no lugar da batata inglesa, batata-doce e grão-de-bico. Assim, diminui a quantidade de carboidratos da receita e acrescenta mais proteínas. Opção nutritiva! Escolha o molho que preferir para acompanhar.

Veja mais:

Receita de mousse de chocolate é saudável, não vai ao fogo e leva só dois ingredientes

Você sabe escolher iogurte no mercado? Entenda como identificar se é saudável

Tortinha de limão fit na air fryer é saudável e fica pronta em até 15 minutos

Recomendadas
Pela Web