Receitas veganas simples: dicas do veganismo popular para uma dieta barata e sem produtos de origem animal

Preparar receitas veganas simples pode ser mais barato e fácil do que você imagina. Descubra como seguir o estilo de vida vegano, com uma alimentação balanceada, e ainda economizar

Ter uma alimentação vegana, ou seja, sem produtos animais, parece desafiador no começo. Às vezes até assusta ir ao mercado e se deparar com preços altos para produtos veganos. Mas você sabia que a comida vegana não precisa ser cara? Cozinhar em casa e fazer receitas veganas simples é fácil e barato e você não precisa nem ao mesmo ficar na mesmice todos os dias. Aprenda com o TudoGostoso como o veganismo popular ajuda você a se alimentar bem sendo vegano e sem gastar muito.

Receitas veganas simples: vasilha preta com uma salada de grão de bico com tomate e cebola

O grão-de-bico é um ingrediente que não pode faltar na cozinha vegana.

O que é ser vegano?

Uma pessoa vegana não consome produtos de origem animal. Diferentemente de vegetarianos, que excluem apenas a carne da dieta, os veganos também não comem produtos como ovo, leite, mel, gelatina e outros derivados e industrializados que sejam feitos a partir de algum animal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É bom lembrar que ser vegano vai além do consumo de alimentos. Por ser um estilo de vida que vai contra a exploração de animais, veganos também não compram roupas de couro ou produtos que foram testados em animais, por exemplo.

Por que os produtos veganos são mais caros?

Quando vemos um hambúrguer vegano ou um bolo vegano em um mercado e comparamos o preço, é bem comum estarem mais caros do que as opções mais convencionais. Isso acontece porque estas alternativas vieram de uma demanda nova de produtos veganos. O preço de uma pesquisa e produção novas acaba caindo sobre o preço final. É por esse motivo que muitos industrializados são mais caros.

Mesmo assim, essa situação tem mudado. Com uma demanda maior de produtos veganos, mais marcas estão entrando nesta onda. Hoje já dá para achar alternativas ao leite com preço bem próximo ao leite animal, por exemplo. Vale lembrar que isso tudo vale para produtos industrializados, que são só uma parcela do que consumimos e que as receitas veganas simples vão bem além disso.

Cardápio vegano é caro? Opte por receitas veganas simples

Produtos veganos podem ser caros, mas as receitas veganas simples e baratas, não. Estamos tão acostumados a ouvir falar sobre os alimentos industrializados que esquecemos que a base da alimentação vegana são os produtos vegetais e que eles são comuns na nossa rotina.

Arroz, feijão e batata são os ingredientes que são a base do típico almoço brasileiro e são veganos. Não faltam também outros legumes, verduras, cereais e frutas para entrar no cardápio. É por isso que existe o veganismo popular, um movimento que mostra como ser vegano pode ser acessível para todos, inclusive famílias de baixa renda.

Afinal, a própria carne não é barata, então substituí-la por um vegetal sai mais barato e ainda rende receitas veganas simples, saudáveis e deliciosas. Um grão-de-bico é bem nutritivo e tem alta quantidade de ferro, então substitui bem as carnes. Já uma berinjela fatiada pode virar a massa de uma lasanha vegana saborosa e saudável. Assim, você não precisa gastar muito para ser vegano.

Receitas veganas simples: fatia de bolo de cenoura com calda de chocolate em um prato preto

Você pode fazer um bolo de cenoura delicioso em casa sem ingredientes de origem animal e sem gastar muito

Como iniciar no veganismo?

Largar a alimentação animal de um dia para o outro é desafiador. Por isso, uma forma de se adaptar ao veganismo é fazer uma mudança gradual. Comece cortando a carne e substituindo-a por leguminosas que você já consumia, como o feijão. Depois siga para os derivados como leite e queijos. Siga sempre substituindo por receitas veganas simples para manter uma alimentação saudável e introduzir novos alimentos sem limitar seu cardápio.

Uma outra ideia legal para começar a ser vegano é estipular um dia na semana para só fazer refeições veganas, do café da manhã até o jantar. Assim você faz essa substituição em vários tipos de pratos. Com o tempo você pode expandir para outros dias até completar a semana. E não esqueça de que o veganismo segue outros tipos de consumo de animal, então é importante verificar itens como sapatos e bolsas ou cosméticos.

Dicas para fazer receitas veganas simples e baratas

A melhor maneira de experimentar receitas veganas simples e baratas é colocando a mão na massa. Se produtos industrializados e restaurantes são caros, comprar os ingredientes no mercado e fazer em casa é a solução mais econômica.

Como já mencionado, os grãos e os cereais são bons substitutos não só por causa dos valores nutricionais, mas por causa do preço. Como costumam ser vendidos a granel, você pode comprar grandes quantidades por um preço bem em conta. Tem ainda os vegetais que são versáteis na cozinha e tem vários modos de preparo, como batata, abobrinha e berinjela.

As frutas são ótimas para lanches da tarde e rendem receitas de sobremesas veganas de dar água na boca. No Brasil, nós temos a sorte de ter várias frutas baratas no mercado, principalmente se seguirmos as frutas da estação, então dá para se deliciar. Onde você compra também faz a diferença. Fazer compras em feiras em vez de supermercados pode sair mais barato e você ainda colabora com pequenos produtores.

Uma dica de ouro é fazer o seu próprio leite vegetal. Você pode fazer leite de coco, amêndoas, aveia, amendoim e outros em casa. Como o leite vegetal é base de muitas receitas veganas por causa principalmente de molhos e sobremesas, saber fazê-lo vai ajudar você economizar.

10 receitas veganas simples para você fazer em casa e economizar

Clique no nome da receita para ver os ingredientes e modo de preparo.

Pasta de grão-de-bico (homus)

O homus é uma pasta de grão de bico típico da culinária árabe e é um bom acompanhamento para receitas veganas simples.

Salada de quinoa

Essa salada usa a quinoa, uma semente rica em fibras e proteínas que fica uma delícia com outros vegetais.

Arroz com lentilha

Para veganos que não querem ficar só no arroz branco, o arroz com lentilha é ótimo para variar.

Salada de grão-de-bico

A salada de grão de bico é um prato bem completo, nutritivo e fácil de fazer.

Leite de amêndoas caseiro

Com esta receita, você pode ter um leite de amêndoas delicioso para beber ou para usar nas suas receitas veganas.

Receitas veganas simples: copo com leite de amêndoas ao lado de várias amêndoas em uma mesa

O leite vegetal é base de muitas receitas e dá para fazer em casa.

Leite de coco caseiro

Você pode fazer leite vegetal em casa também a partir do coco.

Hambúrguer de feijão-fradinho

O hambúrguer de feijão-fradinho pode ser feito em casa, fica uma delícia e sai mais barato do que as versões prontas industrializadas.

Fricassê vegano

O fricassê vegano é mais um exemplo de como dá para tornar pratos que você já conhecia em receitas veganas simples.

Bolo de cenoura vegano

O bolo de cenoura vegano tem direito até a uma calda de chocolate feita com leite de coco.

Cookie vegano

Este cookie vegano é uma ideia deliciosa de um lanche rápido e caseiro.

Veja mais:

Comidas veganas: confira 70 receiras deliciosas do TudoGostoso

Receitas veganas: veja 10 opções para um jantar saboroso

Recomendadas
Pela Web