Receitas para ser feliz em 2019: alimentos que promovem o bem-estar

Receitas para ser feliz em 2019: confira no blog do TudoGostoso alimentos que promovem o bem-estar!

O que esperamos para o ano que recém chegou? Ainda que cada um tenha seus próprios anseios, uma questão é unânime: todos queremos ser felizes no novo ciclo que se inicia. Pensando nisso, reuni ideias de acompanhamentos (e uma sobremesa!) feitos com alimentos que promovem o bem-estar, de acordo com as substâncias neles contidas. Além de propulsores do estado de felicidade, são dicas deliciosas para prosseguir no clima gostoso das ceias de fim de ano. Clique nos nomes dos pratos para conferir ingredientes e modo de preparo.

alimentos que promovem o bem-estar

Purê de abóbora: ela é rica em zinco e dá energia ao organismo

Receitas para ser feliz em 2019: alimentos que promovem o bem-estar

Farofa de banana

Esse tenho certeza que não faltou na ceia brasileira: a farofa, acompanhamento quase onipresente na mesa nacional. Essa iguaria tão versátil, se preparada com banana, é outro clássico local e combina muito bem com um pernil assado com cebolas, por exemplo. Para quem já está no espírito de verão nas praias brasileiras, a guarnição também é perfeita para pratos com peixes, como moquecas ou azul-marinho, prato típico caiçara. A fruta possui triptofano, que auxilia na produção da serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis por regular humor, sono, ritmo cardíaco e outras atividades básicas do corpo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Purês e molhos

Outra parceria de sucesso, e que remete às nossas raízes caipiras, é a abóbora. Muitas vezes esquecida na mesa do brasileiro, o legume rende um gostoso e acessível purê de abóbora, que cai muito bem acompanhando desde uma costelinha de porco no forno até um bom filé de peixe grelhado. A abóbora é rica em zinco, que auxilia na absorção de proteínas e carboidratos, garantindo energia ao organismo. A falta do mineral pode causar estresse e depressão no indivíduo. Outro vegetal cujo purê é uma delícia é o espinafre, que também funciona bem como guarnição para pratos com pescado e frango. A folha verde-escura conta com potássio e ácido fólico em sua composição bastante nutritiva. Essas duas substâncias são auxiliares no combate ao cansaço, à insônia e à fraqueza. Para acompanhar as mesmas carnes magras, um bom molho de laranja pode ser a escolha perfeita no quesito sabor e harmonia. Isso porque a fruta cítrica, assim como outras ricas em vitamina C, possui efeito calmante e ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade. Para os mais fortes, o molho de pimenta também é bem-vindo. A capsaicina, substância responsável pelo ardor do ingrediente, estimula a produção do hormônio do bem-estar, a endorfina.

Mousse de chocolate

Para começar o ano com o pé direito e fechar as nossas dicas de alimentos que promovem o bem-estar, nada melhor que uma sobremesa bem gostosa e tão querida por todos como a mousse de chocolate. Além do mais, o mousse feito com a semente do cacau torna o consumo desse alimento rico em nutrientes mais leve e interessante durante o período quente do ano. Não é novidade para ninguém que esse doce amado mundialmente estimula a produção da mesma endorfina e bem-estar. Uma notícia sempre boa de ser lembrada, não é mesmo? Mas não se esqueça: evite o consumo excessivo do chocolate ao longo do ano e opte por chocolates com maior quantidade de cacau.

Adora ler sobre gastronomia? Veja no blog Pistache Gourmet mais sobre assunto, além de receitas deliciosas!

Recomendadas
Pela Web