Qual a diferença entre diet, light e zero?

Você fica perdido com as nomenclaturas light, diet e zero? Então vem descobrir todas as diferenças entre elas!

 

 

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Saiba quais são as diferenças entre os produtos light, diet e zero

Você vai ao supermercado e escolhe um produto light, mas logo depois se depara com um diet e outro a seguir é zero! E agora? O que fazer? Com tantas nomenclaturas, é compreensível que você fique um pouco perdido. Mas calma que pensando nisso, o TudoGostoso resolveu esclarecer tudo e mostrar as diferenças de cada um. Vem tirar todas as suas dúvidas com a gente e escolha o produto perfeito para você!

Primeiro é necessário saber a s suas necessidades e sempre prestar atenção ao rótulos

É preciso aprender a ler os rótulos dos alimentos para saber o que se está, de fato, comprando. Depois é essencial consumir com moderação e controlar as porções, pois apesar de serem produtos com níveis baixos de açúcar, ou menos gordura saturada, ainda são alimentos industrializados. Portanto leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos.

Você também estar ciente das suas necessidades para não acabar comprando o produto errado. Por exemplo, pessoas que estejam em uma dieta de emagrecimento podem escolher alimentos light ou zeros que terão menor nível calórico. Pessoas diabéticas devem escolher alimentos com redução de açúcar (diet ou zero). E para uma alimentação mais saudável em geral, escolha sempre os que possuem redução de sódio e gorduras saturadas que podem prejudicar o organismo.

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É importante estar atento aos rótulos dos alimentos

Diet

Esse é o termo mais antigo utilizado em alimentos. Ele pode abranger todos os outros termos, pois tem especificações que se adequam a diferentes tipos de dieta. Porém é preciso prestar atenção pois ele podem ter altos valores calóricos, como por exemplo o chocolate diet que tem praticamente as mesmas calorias que a versão normal. Então se você quer perder peso, o diet pode não ser a melhor escolha. Os produtos diet podem ter isenção de açúcar, proteína e/ou gorduras e geralmente são mais indicados para diabéticos e hipertensos.

Light

Os alimentos que contém a nomenclatura light na embalagem são aqueles que possuem 25% menos de um ou mais componentes que estejam na composição do alimento original. Esses componentes podem ser: açúcar, sódio, gordura, colesterol etc. É sempre bom frisar a importância de ler os rótulos antes da compra, pois há alguns alimentos ditos light que não contém a redução de 25%. Eles são indicados para aqueles que precisam reduzir esses componentes específico. E se você que está querendo perder os quilinhos extras está pensando em comprar tudo light, fique atento pois nem sempre a redução dos componentes é significativa!

Zero

Você certamente tem visto mais alimentos zeros nas prateleiras do supermercado. Essa nomenclatura foi a última a surgir e promete a exclusão total de algum componente (açúcar, gorduras, sódio, calorias etc). É por isso que o nome “zero” está sempre acompanhado por algum desses componentes como zero açúcar ou zero gordura. Muito semelhante aos alimentos light, os produtos zero também podem ser consumidos por quem está de dieta, mas sempre prestando atenção aos rótulos. Uma curiosidade legal é que a Anvisa/Ministério da saúde estabelece um limite máximo para cada nutriente que se diz zero.

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