Prazo de validade: entenda como é calculado

Confira no blog do TudoGostoso como o prazo de validade dos alimentos é calculado!

Com certeza você já se perguntou como os prazos de validade são calculados e como eles funcionam. Afinal, como as marcas sabem até que data os alimentos podem ser consumidos? Chega de mistério: confira como o prazo de validade é calculado!

prazo de validade

Confira como o prazo de validade dos alimentos é calculado

Como é calculado o prazo de validade

Para determinar o prazo de validade, os alimentos passam por diversos testes em laboratório, conhecidos como teste de vida de prateleira. Esses testes funcionam para terminar com que velocidade os produtos estragam, além de determinar a vida útil dos alimentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por exemplo, os alimentos são deixados em várias temperaturas, desde as mais frias até cerca de 10º C mais quente do que o lugar onde normalmente são armazenadas, para ver em que tipo de clima eles não podem ficar ou em que temperatura duram mais.

Normalmente, o tempo de validade é arredondado para menos. Caso os testes de laboratório mostrem que o alimento começa a apresentar sinais de deterioração a partir de 5 meses e 2 semanas, o prazo será arredondado para 5 meses. Isso acontece para que os fabricantes se certifiquem de que o ingrediente será consumido antes de estragar.

Outros testes podem ser aplicados para remédios, cosméticos e outros itens.

entenda os prazos de validade

Homem no mercado olhando o prazo de validade do produto

Veja também:

O que acontece quando engolimos chiclete

Comer bolo quente faz mal?

Recomendadas
Pela Web