Pastrami: veja curiosidades sobre essa deliciosa carne

Você já experimentou o pastrami? Descubra mais sobre essa delícia!

Pastrami: um ingrediente que tem se popularizado e ganhado espaço na gastronomia mundial, figurando diferentes receitas. Mas você sabe do que se trata? Saiba mais sobre esse tipo de carne e como ele é preparado!

Pastrami

Pastrami: saiba mais sobre essa deliciosa carne

Pastrami

O que é?

O pastrami é uma deliciosa carne feita do peito bovino, ou seja, a parte dianteira do boi. A sua principal característica é o sabor dos temperos acrescidos no preparo e a textura macia e suculenta. Surgida na região dos Bálcãs, sudeste europeu, foi desenvolvida como uma técnica de preservação do alimento, em uma época que não existia meios de refrigeração. Muitos ingredientes surgiram dessa forma, como o salame, salaminho e a linguiça calabresa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Pastrami

Pastrami: saiba mais sobre essa deliciosa carne

O preparo

O preparo é feito em alguma etapas, todas para resultar no sabor marcante e suculência da carne. Inicialmente é feito um processo de cura líquida com sal e especiarias. Ou seja, a carne é imersa em uma solução rica em temperos que preservam o alimento, transformando o seu sabor. O resultado é uma textura macia e rosada, muito bem temperada. Esse processo pode levar de 5 a 10 dias.

A segunda fase é a da defumação. Extremamente importante, é esse processo que garante o sabor marcante. Para garantir o gosto correto, até a escolha da madeira utiliza interfere, já que o resultado terá incorporado o aroma desprendido. Essa técnica expõe a carne à fumaça, resultando na desidratação e superfície selada do alimento. Isso evita o desenvolvimento de micro-organismos como bactérias.

Pastrami

Delicioso sanduíche

O resultado perfeito do pastrami é aquele que equilibra o sal e os condimentos. O cozimento é lento, garantindo que a carne tenha as fibras quebradas para ter a textura supermacia e suculenta. A receita mais comum com esse tipo de carne é o sanduíche de pastrami: fatias bem finas, combinado com picles e molho de mostarda.

E você, já experimentou o pastrami? Compartilhe com a gente as suas experiências pelos comentários no Facebook!

Recomendadas
Pela Web