Ovo no suco faz bem à saúde?

Misturar ovo no suco é realmente bom para a saúde? Saiba mais sobre esse hábito que anda conquistando as pessoas.

O ovo é um ingrediente muito versátil no preparo das mais variadas receitas doces e salgadas. Rico em benefícios para a saúde, ele pode ser usado nas receitas para encorpar, dar liga ou ser a estrela do prato, como na deliciosa e clássica omelete. O ovo pode ter uma função específica no organismo: a clara é uma aliada para diminuir o índice glicêmico e, por isso, muitas pessoas utilizam um ovo ao fazerem sucos. Mas será que ao misturar o ovo no suco de frutas é realmente benéfico à saúde? Descubra mais sobre essa função do ovo e os efeitos no seu organismo!

Ovo no suco: sucos de frutas

Ovo no suco: sucos de diferentes frutas

Ovo no suco faz bem?

Índice glicêmico

Para entender como o ovo atua ao ser misturado em sucos de frutas, é importante saber sobre o índice glicêmico. O índice é a medida da velocidade em que o alimento com carboidrato libera glicose no sangue. O carboidrato é transformado em glicose (açúcar) no sangue ao ser digerido pelo organismo. O índice glicêmico pode ser medido como baixo, moderado ou alto. Se o grau for alto, a comida é rapidamente transformada em açúcar e passa a ser estocada como gordura. Por isso que muitas dietas para perda de peso são compostas por ingredientes de baixo índice glicêmico.

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Ovo no suco: separando gema da clara do ovo

Ovo no suco: separando gema da clara do ovo

Ovo no suco

A clara do ovo é majoritariamente formada pela albumina, uma proteína muito importante para o desenvolvimento muscular. As proteínas atuam diminuindo a velocidade em que o carboidrato é transformado em glicose, ou seja, atuam sobre o índice glicêmico do alimento. Já que a clara é, em sua maior parte, proteína, então ao misturá-la em sucos de fruta, ricos em açúcar, a bebida não vai aumentar tanto a taxa de glicemia no sangue. Por mais que a mistura do ovo no suco seja positiva nessa perspectiva, há o risco de contaminação pela salmonela. Essa bactéria pode trazer diversos malefícios ao organismo e, para evitá-la, o melhor é não consumir alimentos crus.

Existem outras alternativas que trazem o mesmo benefício que a clara do ovo no suco. As fibras atuam da mesma forma que a proteína, diminuindo o índice glicêmico. Então, experimente misturar cereais e sementes, como a aveia, a linhaça e a chia aos seus sucos. Dessa forma, você poderá ter o mesmo resultado sem correr os riscos da contaminação pela clara do ovo.

Ovo no suco: óleo de coco é um substituto da clara

Ovo no suco: óleo de coco é um substituto da clara

Outra solução é o óleo de coco. Rico em benefícios à saúde, o óleo atua da mesma forma que as fibras. Acrescentar 1 colher (chá) em um copo de 200 ml de suco de fruta é o suficiente para ter o mesmo efeito. E ainda tem a vantagem de ter o delicioso gostinho do óleo de coco complementando a bebida.

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