O que são os carboidratos: saiba mais sobre eles

Muito se fala sobre eles, mas você sabe o que são os carboidratos? Venha saber mais sobre esses nutrientes!

Você deve conhecer alguém que cortou os carboidratos da vida: abriu mão de pães, massas, bolos, tortas, batatas e outros alimentos ricos nesse macronutriente. Mas você sabe exatamente o que são os carboidratos? Eles são os vilões da saúde e da boa forma mesmo? Devemos cortá-los da nossa vida? Veja a seguir o que são os carboidratos e tire as suas conclusões!

Alimentos ricos em carboidratos: pães, massas, banana, batata, arroz e feijões

Alimentos ricos em carboidratos: pães, massas, banana, batata, arroz e feijões

O que são os carboidratos

De forma simplificada, os carboidratos são açúcares que o organismo transforma em energia. Eles são formados por blocos de estruturas de carbono, hidrogênio e oxigênio, e também são chamados de hidratos de carbono. Os carboidratos são o combustível que o nosso corpo utiliza para funcionar — pensar, correr, trabalhar, etc. Eles podem ser divididos em simples e complexos, de acordo com a velocidade com a qual são absorvidos no organismo e a sua utilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Tipos de massas: alimentos ricos em carboidratos simples

Tipos de massas: alimentos ricos em carboidratos simples

Os carboidratos simples são compostos por estruturas pequenas e encontrados principalmente em doces e massas, como aquele bolo de banana que você adora e aquele macarrão ao molho branco delicioso que você faz. Eles são absorvidos de maneira rápida pelo nosso organismo, o que pode elevar os níveis de glicose no sangue e podem ser imediatamente utilizados para a produção de energia ou podem ser estocados em lugares como músculos e fígado.

Batata-doce: alimento rico com carboidratos complexos

Batata-doce: alimento rico com carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são formados pela união de diversas estruturas de carboidratos e geralmente estão associados a fibras. São digeridos de maneira mais lenta pelo corpo; assim, os níveis de glicemia no sangue aumentam menos e de forma gradativa. Eles são encontrados em alimentos como batata-doce, mandioca, aveia, ervilha, lentilha e outros.

Devemos cortar os carboidratos de vez?

Engana-se quem pensa que os carboidratos são os vilões de uma dieta saudável! Eles são necessários para o que nosso organismo funcione corretamente, e o segredo está na moderação. Para quem está tentando emagrecer ou simplesmente quer manter um peso saudável, eles são importantes, pois vão fornecer energia para fazer exercícios físicos, por exemplo. Quem corta completamente os carboidratos tem um risco maior de desenvolver uma compulsão alimentar, pois alguns hormônios ligados à saciedade podem sofrer alterações. Se você está querendo perder peso ou fazer uma dieta com outro objetivo, como ganhar massa magra, procure um nutricionista.

Recomendadas
Pela Web