O que são as PANC e como utilizar

Se você não sabe o que são as PANC, chegou a hora de conhecê-las!

O que são as PANC

O dente-de-leão é uma das PANC, plantas alimentícias não convencionais.

Plantas alimentícias não convencionais: o que são

“PANC? O que é isso?” Estamos aqui exatamente para tirar essa dúvida, leitores! Cada vez mais utilizadas na culinárias, as PANC são plantas alimentícias não convencionais. Se ainda ficou sem saber do que se tratam, a gente explica: são plantas que crescem espontaneamente em lugares onde ficam plantas cultivadas ou em lugares em que normalmente não há hortaliças ou qualquer outro tipo de alimento. Elas crescem nos quintais, canteiros e terrenos baldios. Não comemos esse tipo de planta por falta de hábito ou por não saber que elas são comestíveis. As PANC também podem ser parte de plantas comuns, que conhecemos, como as folhas da batata-doce. As PANC são nutritivas, podem complementar a dieta e ainda produzir renda familiar.

ora-pro-nóbis: PANC conhecida pelos mineiros

A ora-pro-nóbis, muito conhecida dos mineiros, também é uma planta alimentícia não convencional.

Quais são as PANC

Como crescem de forma espontânea e são plantas locais, as PANC não precisam de agrotóxico. Mas, leitores, é importante ressaltar: não coma plantas desconhecidas. As PANC são vendidas em feiras locais, por pequenos produtores. Você pode conhecê-las dessa forma e ir reconhecendo o que pode ou não ser ingerido. Confira algumas plantas alimentícias não convencionais:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Saião: as folhas usadas para tratar problemas no estômago, como as gastrites, e podem ser consumidas cruas em sucos ou saladas.

Tansagem: as folhas parecem com as folhas do espinafre e podem ser cozidas ou refogadas. Também pode substituir o gergelim em algumas preparações.

Ora-pro-nóbis: essa é uma PANC muito conhecida pelos mineiros, que as utilizam as várias preparações. Ela é uma boa fonte de proteína vegetal e tudo dela por ser consumido: flores, folhas e frutos. Confira receitas com essa planta: polenta com ora-pro-nóbis, frango com ora-pro-nóbis, carne de porco com ora-pro-nóbis.

Peixinho: ela tem esse nome porque, quando é empanada e frita, o gosto fica parecido com o do peixe. Sim, é sério! Ela também é usada como planta ornamental e se reproduz com facilidade. Ela é resistente a pragas e usada na medicina popular para aliviar a tosse.

Dente-de-leão: conhecida por ser uma boa fonte de vitamina C, B6 e cálcio. As folhas novas podem ser consumidas cruas ou cozidas.

Erva-jabuti: pode ser consumida cozida, crua ou em forma de chá. Rica em ferro, ela cresce principalmente em locais úmidos. É boa para o controle de hipertensão e colesterol.

Taioba: ela também é muito conhecida pelo mineiros. Ela é rica em vitamina A, C e é boa fonte de ferro e potássio. É boa para quem sofre de anemia e prisão de ventre e é usada para preparar bolinhos, temperar caldos e sopas e também em refogados. Confira receitas com essa PANC: farofa de taioba, canelone de taioba com ricota, salada de repolho com taioba.

receitas com taioba

Taioba: confira receitas que podem ser feitas com essa PANC.

Recomendadas
Pela Web