Motivos para incluir fibras em seu cardápio

Venha conhecer todos os benefícios que as fibras podem trazer para o seu organismo!

As maçãs são ricas em fibras

A maçã pode ser uma fonte saborosa de fibras.

As fibras são ótimas aliadas de quem quer se alimentar de uma forma mais saudável. Isso porque elas fornecem uma diversidade de vantagens que beneficiarão nosso organismo, aprimorando seu funcionamento, e, por consequência, nossa saúde. E para quem quer perder aqueles quilinhos indesejados, incluir as fibras no cardápio pode ser uma ótima ideia!

Tudo se torna mais interessante quando você descobre que este nutriente pode estar na composição de alimentos deliciosos, tais como os mencionados nesta matéria do TudoGostoso, contando os principais ingredientes que você deve consumir. Com tanta gostosura, fica ainda mais fácil incluir fibras no seu dia a dia, não é mesmo!?

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O abacate contribui para o funcionamento do intestino.

Por conter muitas fibras, o abacate pode auxiliar no funcionamento do intestino.

Ficou curioso para saber como a fibra pode fazer diferença na sua vida? Então vem ver as maravilhas de que esse nutriente é capaz.

Funcionamento eficaz do intestino

As fibras são bastante associadas ao pleno funcionamento do intestino, e não é para menos. Elas são poderosíssimas na “arte” de estimular uma boa digestão, contribuindo para a formação do bolo fecal e acabando de vez com aquela sensação terrível de constipação.

Controle do colesterol

Mais uma das muitas qualidades das fibras pode ser notada no seu poder de remoção das gorduras no intestino. Ao se alimentar de boas fontes de fibra, este nutriente ajuda a diminuir as taxas de gordura ou carboidrato dos outros alimentos. Dessa forma, a redução da taxa de gordura contribui para diminuir o colesterol — e, consequentemente, evitar possíveis doenças cardiovasculares.

Ajuda a emagrecer

Aliada na missão de perder quilinhos extras, as fibras ajudam a emagrecer justamente por otimizar o processo digestivo, de forma que você se alimente corretamente, absorvendo os nutrientes das suas refeições e eliminando as outras substâncias que não forem necessárias ao organismo. Ou seja: nada de inchaço.

Seu papel “emagrecedor” se torna ainda mais eficaz pelo fato das fibras garantirem saciedade, fazendo com que você consuma apenas o suficiente, por consequência, evitando aquela sensação de fome descontrolada — as famosas e terríveis “beliscadas”.

Cereais e morango possuem fibras que auxiliam no funcionamento do organismo.

Saúde e sabor: os cereais e os morangos são deliciosamente ricos em fibras!

Controle da diabetes

Como mencionado anteriormente, as fibras possuem o papel de reduzir a taxa de gordura e carboidratos no organismo — e para os diabéticos, isso pode representar uma grande vantagem. Como esse processo é feito lentamente, picos de glicose são evitados, e dessa forma, a taxa de açúcar no sangue é regularizada.

Sistema imunológico fortalecido

Todo mundo quer ter a imunidade em alta para afastar qualquer possibilidade de gripe ou resfriado, não é mesmo? As fibras exercem bem este papel por intensificarem as defesas do organismo. Como já dissemos, este nutriente age bastante no intestino, e é justamente neste órgão que são produzidos os anticorpos. Desta forma, a flora intestinal é reforçada e as chances de pegar possíveis infecções, reduzidas.

O milho é rico em fibras!

Aproveite os embalos da festa junina para se esbaldar no milho, esta gostosa fonte de fibras!

Ah, e não se esqueça: não adianta incluir apenas os alimentos fontes de fibras na dieta. Você deve consumi-los, mas junto de muita água, que ajuda as fibra durante o processos intestinal, tornando-o ainda mais eficaz. E, claro, a água é um poderoso líquido para nossa saúde, sendo de extrema importância para nosso organismo.

E aí, que tal separar já alguns alimentos cheios de fibra para compor seu prato?

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