Iogurte skyr: saiba mais sobre o laticínio típico da Islândia

Já ouviu falar sobre o iogurte skyr? Venha saber mais sobre ele!

Com certeza você já reparou que existem vários tipos de iogurte. Basta dar uma espiadinha na geladeira do supermercado para ficar perdido com tantos tipos e sabores. O blog do TudoGostoso já falou sobre os tipos de iogurte e hoje vamos falar um pouco mais sobre o skyr, o iogurte islandês que virou febre em vários lugares do mundo. Venha saber mais sobre ele!

entenda mais sobre o skyr

Potinho com iogurte skyr

Iogurte skyr: da Islândia para o mundo

Lá na Islândia, o skyr é consumido já há mais de mil anos. Para você pode parecer estranho, afinal, por aqui mal ouvimos falar dele, né? São pouquíssimas marcas brasileiras que estão produzindo esse tipo de iogurte, o que o torna um pouco mais difícil de encontrar. Países como Estados Unidos já consomem esse tipo há mais tempo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas vocês devem estar se perguntando o que torna o iogurte islandês tão especial e diferente! Ele é um iogurte muito cremoso e é feito apenas com dois ingredientes: leite desnatado e fermento lácteo. Isso mesmo, o skyr não possui adição de açúcar nem de conservantes.

saiba mais sobre o skyr

Skyr

Muitas pessoas o acham skyr parecido com o iogurte grego, porém existem algumas diferenças: ele é bem mais denso, mais parecido com um cream cheese. Além disso, o skyr também é mais azedo que o grego. Outra diferença está no leite usado no preparo de cada um: enquanto o iogurte islandês usa leite desnatado, o grego usa leite integral. Isso faz com que o skyr tenha menos calorias e gorduras.

Os benefícios desse alimento para a saúde são muitos: ele é rico em proteínas e diversos nutrientes essenciais para uma alimentação balanceada. Isso porque ele necessita de cerca de quatro vezes mais leite do que iogurtes como o grego no processo de fabricação.

Outra curiosidade é que na Islândia o skyr não é consumido apenas puro, como fazemos com os iogurtes por aqui. Ele também é usado para preparar sobremesas, molhos, vitaminas, sopas e muito mais.

Recomendadas
Pela Web