Fique de olho: confira os alimentos que contribuem para uma boa visão

“Olhos de águia”: confira alguns alimentos que podem contribuir para a saúde dos olhos, otimizando a sua visão e prevenindo doenças oculares!

Frutas vermelhas podem contribuir para uma boa visão.

As frutas vermelhas podem ser grandes aliadas por serem ricas em antioxidantes e vitamina C.

Ao falarmos que a alimentação é de suma importância para que nosso organismo desenvolva suas atividades com excelência, nos referimos a todas as partes do nosso corpo: inclusive os olhos! As células visuais também dependem de nutrientes para que se mantenham saudáveis e garantam uma “visão de águia”. Porém, muitos nutrientes não são produzidos pelo próprio corpo – e muitos acabam parando de ser produzidos com o passar da idade, podendo causar, então, a “degeneração macular” (no caso dos olhos, por exemplo).

E é aí que se encontra a importância de uma boa alimentação! Alguns alimentos são fontes de nutrientes necessários para a qualidade da visão, permitindo prevenir problemas como sensibilidade à luz (fotofobia), discernimento das cores, acomodação visual e até mesmo cegueira noturna.

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Quer saber como manter a saúde dos seus olhos em dia? Então confira quais alimentos incluir na sua lista para manter seus olhinhos sempre abertos – mas muito bem atentos!

Peixes

Você vai ter mais razões ainda para saborear um delicioso bacalhau nessa Páscoa! Além dele, peixes como salmão, atum e sardinha são ótimos aos olhos por conterem ômega-3, ácidos graxos e vitaminas como as A, B, D e E, nutrientes estes que estimulam a circulação sanguínea, levando oxigênio a todas as partes do corpo – inclusive os olhos.

Vegetais, legumes e frutas

Vegetais de folhas verdes, como couve, salsa, brócolis e espinafre, são poderosíssimas aos olhos por conterem luteína e antioxidantes. Além disso, outro nutriente que contribui para a saúde dos olhos é o carotenóide, encontrado em alimentos como cenoura, milho, laranja ou pimentão verde ou amarelo.

Amoras

Como o TudoGostoso já te contou anteriormente, as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, substância responsável por eliminar os radicais livres e garantir a saúde celular. Amoras, morangos, mirtilos, framboesas e cerejas podem ser inclusas no cardápio em busca de uma boa visão, pois além dos antioxidantes, a vitamina C e os flavonoides permitem combater a degeneração macular e a perda da visão.

Aposte em vegetais com folhas verdes, ótimos para a saúde dos olhos.

Folhas verdes possuem carotenóide, substância que ajuda a evitar a degeneração macular.

Azeite virgem

Por ser rico em ômega-3, o azeite pode contribuir para combater a degeneração macular.

Ovos

Aquele belíssimo amarelo alaranjado da gema do ovo é resultado da presença do carotenóide – que, como dito anteriormente, previne a degeneração macular. Vale lembrar que a gema também é rica em luteína e zeaxantina.

Alho

O alho já tem um espaço especial nos pratos, contribuindo para um tempero natural saboroso e saudável. Assim como o alho, a cebola também é uma fonte rica em vitamina B e C, cálcio e fósforo. Apostar nesses dois alimentos também ajuda a prevenir o glaucoma, pois eles possuem propriedades que dilatam os vasos sanguíneos, contribuindo para abaixar a pressão sanguínea.

Óleo de linhaça

A sensação de “olhos secos” é uma coisa terrível, não é mesmo? O óleo de linhaça é um bom alimento para evitar essa sensação, podendo ser justificado pelo fato de conter ômega-3, 6 e 9 e vitamina E.

A gema do ovo é rica em nutrientes que preservam as células oculares.

Invista na gema do ovo que possuem nutrientes que reforçam a saúde ocular.

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