É verdade que o paladar muda com o tempo?

É verdade que o paladar muda com o tempo? Confira!

Muitas crianças não gostam muito de legumes e verduras, mas adoram doces como brigadeiros e bolos. No entanto, conforme elas vão crescendo, o paladar vai mudando e elas vão aceitando e gostando do sabor de alimentos que antes elas não gostavam. Por que será que isso acontece? É verdade que o paladar muda com o tempo? Saiba mais sobre o assunto a seguir:

é verdade que o paladar muda como tempo

Menininha não gosta de brócolis

É verdade que o paladar muda com o tempo?

Sim! Existe uma explicação científica para o paladar mudar conforme envelhecemos. As crianças tendem a preferir doces por relacionaram à primeira experiência gustativa que elas tiveram: o leite materno. O fato de elas rejeitarem alimentos como brócolis e couve-flor é uma reação do corpo a alimentos desconhecidos. Uma teoria é de que essa reação é comum por não saber se aquele alimento pode causar algum mal para ela.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, com os anos, entre a adolescência e a fase adulta, é normal que o consumo de alimentos saudáveis aumente, como alface, abóbora, rúcula, couve, abobrinha. Isso acontece muito por descobrirmos que esses alimentos fazem bem à saúde e nos “forçarmos” a comê-lo. Passado mais algum tempo, descobrimos maneiras diferentes de usá-los, combinando-os com diferentes ingredientes que irão ressaltar o sabor ou “escondê-lo” um pouco. Vamos combinar: é difícil encontrar algum adulto que não goste de uma bela couve-flor gratinada!

Já quando a velhice chega, as células que formam as papilas gustativas começam a diminuir. É por isso que os idosos sentem dificuldade de perceber alguns sabores e acabam até perdendo o interesse pela culinária. É normal vermos pessoas mais idosas colocando muito sal ou pimenta na comida. Isso é uma tentativa de sentir mais o sabor dos alimentos.

Portanto, é importante dar chance aos alimentos diferentes quando ainda somos mais jovens. Vai que você acaba descobrindo uma paixão por um ingrediente que antes você não gostava!

descubra se é verdade que o paladar muda com o tempo

Crianças que não querem comer vegetais

Recomendadas
Pela Web