Saiba as diferenças entre os leites de vaca, de cabra e de búfala

Confira as diferenças entre os leites de vaca, de cabra e de búfala.

O leite é uma bebida muito consumida no mundo inteiro. No Brasil, estamos mais acostumados com o leite de vaca, mas existem dois outros tipos de leite que estão ficando famosos, principalmente por conta dos queijos que produzem. Hoje o TudoGostoso irá explicar quais são as diferenças entre os leites de vaca, de cabra e de búfala. Confira!

diferenças entre os leites

Garrafas de leite

Diferenças entre os leites de vaca, de cabra e de búfala

Leite de vaca

O leite que estamos mais acostumados a tomar, desde crianças, é o leite de vaca. Ele é mais facilmente encontrado no mercado nas suas versões integral, semidesnatado, desnatado e até na versão em pó (que rende receitas incríveis). Somos incentivados a tomá-lo desde pequenos por sua grande quantidade de nutrientes como cálcio e vitamina A. Além disso, ele é rico em proteínas. É com o leite de vaca que é produzido a maior parte dos derivados do leite que consumimos, como iogurtes e queijos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Leite de cabra

diferenças entre os leites de vaca, de cabra e de búfala

Copo de leite fresco

Diferente do leite de vaca, o leite de cabra não é tão conhecido no Brasil. Ele tem um sabor mais acentuado e, por conta disso, muitas pessoas acreditavam que ele dava mais energia e era mais nutritivo que o leite de vaca. A verdade, no entanto, é que o leite de cabra tem praticamente os mesmos níveis nutricionais que o leite de vaca. Porém uma das maiores diferenças entre os leites de cabra e de vaca está na digestão: o leite de cabra é mais facilmente digerido pelo organismo. Além disso, ele é uma opção para quem é alérgico à caseína, uma substância encontrada no leite de vaca. Quanto à lactose, ela está presente em menores quantidades no leite de cabra. Vale destacar que esse leite também é usado para produzir queijos.

Leite de búfala

O leite de búfala é mais gorduroso e calórico que os leites de vaca e cabra. Para os alérgicos à caseína, fica a dica: assim como o leite de cabra, ele também não possui essa substância. No entanto, vale a pena ficar de olho no rótulo para garantir que ele não foi misturado com o leite de vaca.

No Brasil, é mais comum usarmos o queijo derivado desse tipo de leite, a deliciosa mussarela de búfala. No TudoGostoso você encontra algumas receitas com ela, como mignon recheado com mussarela de búfala, risoto de mussarela de búfala com rúcula e tomate cereja e muito mais.

confira diferenças entre os leites

Mussarela de búfala

Recomendadas
Pela Web