Dieta low carb emagrece? Descubra quais alimentos comer e veja sugestão de cardápio

A dieta low carb ajuda a perder peso de maneira saudável e sem precisar passar fome.

Na maioria das dietas, reduzir a quantidade de comida é o mais importante. Na dieta low carb, a grande promessa é mudar alguns elementos do cardápio para perder peso sem precisar passar fome. Mas será que isso funciona? Descubra o que é dieta low carb, como ela atua no corpo e que alimentos cortar do cardápio para aderir ao estilo de vida.

Low carb: prato com peito de frango e legumes fatiados lado a lado

Você pode aderir à dieta low carb sem fazer mudanças drásticas na rotina

O que é dieta low carb?

A dieta low carb é uma dieta com pouco carboidrato, como o nome em inglês indica. Ela é feita mantendo a quantidade de calorias em um nível normal e liberando o consumo de gordura e proteínas, enquanto reduz – mas não elimina – o consumo de carboidratos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao longo das últimas décadas surgiram vários regimes com os princípios da low carb. Tem a dieta Atkins, a dieta Dukan, a dieta paleolítica e a dieta cetogênica são algumas das mais populares. Cada uma delas tem uma características próprias, mas todas têm em comum a redução dos carboidratos como o “segredo” para perder peso.

Como funciona a dieta low carb?

Em uma alimentação padrão, cerca de 50% a 60% das calorias consumidas em um dia são de carboidratos. Na dieta low carb, o objetivo é reduzir esse número para abaixo de 40% enquanto também substitui a fonte de carboidrato.

A ideia é consumir carboidratos complexos ou integrais, que possuem mais nutrientes, em vez de carboidratos simples e refinados, de refrigerante, açúcar, trigo e alimentos industrializados. Os carboidratos simples são chamados assim porque não têm tantas fibras e nutrientes e favorecem a produção de gordura no corpo. Por isso a substituição deles é positiva no corpo.

Low carb: vista de cima de mesa com alimentos low carb como carnes, peixe, nozes, legumes e algumas frutas

A dieta low carb reduz os carboidratos ruins e valoriza alimentos naturais

Dieta low carb emagrece?

Sim, a dieta low carb emagrece. Mas, como é sempre o caso em regimes, não é uma solução milagrosa e precisa ter cuidados. Na low carb você pode perder mais de 1kg logo nos primeiros dias, mas o que se perde aí é a água acumulada que os carboidratos geravam.

Para que a low carb ajude a perder peso por tempo prolongado, não pode ter consumo discriminado nem dos carboidratos complexos e nem do restante dos alimentos. Você pode não precisar passar fome com refeições mínimas, mas ainda precisa gastar mais calorias do que consome independentemente da fonte delas.

O que não é permitido comer na dieta low carb?

As principais fontes de carboidratos simples que devem ser evitadas são os alimentos processados e açúcares. Refrigerantes, doces, biscoitos de pacote e sucos de caixinha são bons exemplos do que deve ficar de fora. Produtos feitos com trigo como bolo, massa e pães devem ser evitados. Arroz branco, margarina e nuggets também não cabem na dieta low carb.

O que é permitido comer?

Legumes e verduras não só estão liberados na dieta low carb como são recomendados, principalmente no caso de folhas verdes e vegetais como brócolis, rabanete, berinjela e couve-flor. Nozes, amêndoas, castanhas e sementes são bem nutritivos e podem ser incluídos na dieta low carb.

Como não tem restrição de proteína ou gordura, alimentos de origem animal, como carne, frutos do mar, ovo, leite e derivados também estão permitidos no cardápio low carb. A única recomendação é que prefira os cortes magros das carnes, por serem mais saudáveis.

As frutas são um caso curioso. Elas são conhecidas por terem carboidratos então devem ser evitadas, mas não as corte da alimentação por completo já que seus nutrientes são valiosos. Por isso, prefira frutas com menos açúcares como abacate, coco, limão e as frutas vermelhas.

O mesmo vale para tubérculos como batata e cenoura, grãos integrais como arroz e aveia e leguminosas como feijão e lentilha. Elas podem ser consumidas, mas em menores quantidades.

receitas de omelete

Um omelete de legumes é um prato low carb saudável e delicioso

Como começar uma dieta low carb?

O mais importante para começar uma dieta low carb é tirar os alimentos processados. Eles são as maiores fontes de carboidratos e ainda costumam ter menos nutrientes. Quanto mais natural a alimentação for, melhor. Depois, troque os maiores “inimigos” do low carb por versões integrais, como trocar o pão de padaria por um pão integral caseiro.

Faça substituições aos poucos para reduzir os carboidratos sem que afete drasticamente a sua energia. E uma dica importante: dieta low carb não significa retirar todos os carboidratos. Eles ainda são importantes para o nosso organismo e a falta deles causa cansaço, dor de cabeça e outros sintomas. Para ter certeza de que está consumindo os nutrientes necessários, é sempre indicado fazer um acompanhamento com um nutricionista.

Como montar um cardápio low carb?

Um bom cardápio low carb traz equilíbrio em todas as refeições. Você não precisa se desdobrar para fazer versão low carb de tudo, é só escolher pratos que naturalmente têm menos carboidratos. No café da manhã você pode beber café ou chá, mas não adoce com açúcar. Para acompanhar, pão integral, omelete fit e iogurte natural são boas opções.

No almoço low carb você pode fazer pratos deliciosos e bem servidos, como um peito de frango grelhado ou um filé de peixe assado. Para o acompanhamento, aposte nas verduras e legumes. Você não precisa ficar nas saladas simples. Experimente uma couve-flor gratinada ou um refogado de cenoura e chuchu para variar durante a semana.

Para o jantar low carb, você pode repetir a dose com as carnes ou fazer pratos refinados de legumes como espaguete de abobrinha ou antepasto de berinjela. E quem disse que não dá para fazer um lanche low carb? Se bater a fome, faça refeições simples em casa, como um ovo cozido ou chips de provolone. Ter um punhado de castanhas ou amendoim em casa para beliscar também é ótimo para quem está fazendo a dieta low carb.

como deixar legumes mais gostosos

A abobrinha pode virar um espaguete no seu jantar low carb

Veja também:

Receitas low carb com ovo: aprenda opções variadas

Doces low carb: confira uma lista com 10 opções deliciosas

Recomendadas
Pela Web